Das mais de 7,3 mil famílias com direito ao recebimento gratuito, cerca de 63% já receberam os produtos para a mudança

O sinal analógico de televisão será desligado em 107 cidades da região de Caxias do Sul no dia 31 de janeiro. A partir dessa data, só será possível assistir a programação da TV aberta por meio do sinal digital, que oferece melhor qualidade de som e imagem, sem chuviscos e sem chiados. Em Bento Gonçalves, mais de 7,3 mil famílias tem direito para ao kit gratuito. Até o momento, mais de 2,7 mil aguardam ser retirados. Até o momento, cerca de 63% das famílias já receberam o produto, que é composto por um conversor digital e uma antena para captação do sinal.

Além disso, é preciso ficar atento para as alterações que ocorrerão com a mudança.
Para ter acesso ao sinal digital, as pessoas que possuem televisores de tubo ou de tela plana, fabricados antes de 2010, devem instalar uma antena e um conversor, que podem ser adquiridos em lojas no varejo local. Já, as famílias cadastradas no Cadúnico do Governo Federal têm direito ao kit gratuito, que pode ser retirado mediante agendamento, através do telefone 147 e, posteriormente, fazendo a retirada nas agências dos Correios. Conforme a assessoria de comunicação da Seja Digital, empresa responsável pela entrega gratuita dos aparelhos, pouco mais de 4,6 mil já realizaram a retirada do produto.

De acordo com nota divulgada pela Seja Digital, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) encaminhou uma listagem com a relação dos beneficiários de baixa renda de 20 programas sociais, inclusive os que se encontram inativos no país. É através dessa lista, que a equipe se organiza para realizar a entrega dos kits. Em todo o estado, cerca de 79% das famílias que tem direito a retirada já agendaram o procedimento. Em todo o Rio Grande do Sul, esse processo será concluído até dezembro de 2023.
Para fazer a alteração de sinal, é preciso prestar atenção em alguns cuidados, entre eles, com a antena que em alguns casos, não consegue captar o sinal digital de televisão.
Segundo a Seja Digital, ela deve ser própria para isso e a recomendação é que o modelo seja externo, instalado no telhado da casa. Em caso de dúvidas, é recomendável contatar um antenista para fazer a instalação corretamente.

Assista o tutorial que explica como instalar o kit:

Televisor e conversor

Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o item embutido, também precisará de um conversor.

É através dele que o sinal digital é transformado para que sua TV continue com a programação. Estão disponíveis em diversos modelos e faixas de preço.

Podem incluir recursos como função de gravação de programas, entrada USB para conectar pen drives com conteúdos de vídeo, conexão HDMI, central interativa de mídia e painel com funções de navegação. Os conversores também vêm acompanhados de controle remoto, o que acaba sendo um recurso adicional para TVs antigas que não tenham o acessório.