Quem nunca dançou ou movimentou o corpo com o batuque de uma música? Bem, é difícil encontrar uma pessoa que nunca se remexeu ou se contorceu ao ouvir um som. A dança é considerada uma das artes mais antigas, é também a única que dispensa materiais e ferramentas. É por essa vontade de se expressar e não conseguir ficar com o corpo parado que Moacir Corrêa iniciou na área e, atualmente, é uma referência no estado como professor da técnica de dança moderna, especializado na técnica de Martha Graham.

A dança esteve presente na vida de Corrêa desde jovem, quando escutava Jackson Five com os amigos nos anos 1970. “Influenciado na época por Michael Jackson, eu sempre dancei em casa e gostava de estar em cima do palco”, comenta. Mas foi no Colégio Estadual Landell de Moura que o dançarino iniciou no teatro. “Eu já tinha o gosto pela arte, tinha assistido à uma peça e me apaixonei pelo tablado. Mas, infelizmente, não podia contar para os meus pais”, salienta.
O início para o jovem de classe baixa não foi fácil. Não era possível viver da dança e ajudar com o sustento da família. “Nós éramos muito pobres, meu pai jamais me pagaria um curso de teatro para viver da profissão”, garante Corrêa. Entretanto, o professor assegura que foi sua entrada no Landell que marcou o início de sua vida na arte.

O destino foi levando Corrêa para o mundo cultural. Depois de criar o Festival de Teatro, foi a vez do Bento em Dança e após aquela época, ele nunca mais parou. “Foi no Bento em Dança que conheci a Cecy Frank, uma professora gaúcha que trabalhava em Nova Iorque e que estudou com Martha Graham. Em 1994 Cecy veio morar em Bento Gonçalves e por muitos anos fui aluno particular dela”, lembra.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 29 de junho de 2016.