A apresentação da turma de Juízes Mediadores de Bento Gonçalves foi realizada nesta quinta-feira, 23 de outubro, no auditório do bloco A da Universidade de Caxias do Sul. Após um ano de qualificação, doze pessoas de diversos setores da comunidade passam a atuar na solução de conflitos, contribuindo para desafogar o judiciário estatal.

O Tribunal de Mediação e Arbitragem do Rio Grande do Sul (TMA/RS) atua em Bento Gonçalves na solução para diversos tipos de litígios como, por exemplo, aqueles referentes a cheques devolvidos, promissórias ou outros créditos a receber, disputas decorrentes de contratos em geral, compra, venda ou locação de imóveis, arrendamento de terras, condomínios, consolidações de acordos referentes à prestação de serviços, e indenizações decorrentes de acidentes de trânsito com danos materiais, entre outras. O presidente do TMA/RS, Roque Noli Bakof, em seu pronunciamento enfatizou que o TMA/RS, quando se instala em um município, vem com o propósito de propor a mudança. “Viemos para disponibilizar outra forma de solução de conflitos, criar um espaço de mediação de conflitos. Somos uma justiça procedimental e humanista”, destaca.

O prefeito Guilherme Pasin, parabenizou os formandos e destacou a importância de cada um deles na pacificação do conflito entre ambas as partes. “Dentro de um tribunal, o juiz faz muito mais que debater com as partes, ele reflete sobre o conflito, pois eles existem e há diferenças em como a comunidade lida para resolver estas divergências”, finalizou.

O evento também contou com a presença do vice-prefeito, Mario Gabardo, prefeito de Monte Belo do Sul, Lírio Turri, do presidente da OAB/BG, Felipe Panizzi Possamai, e presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Rubbo. O TMA-RS, núcleo de Bento, está localizado na rua General Góes Monteiro, n° 232, bairro São Francisco.