Falta pouco pra uma das maiores festas da região começar. A 31ª edição da Festa da Uva inicia na quinta-feira, 18, com uma programação que vai da tradição da pisa da uva, enaltecendo a imigração italiana e como as famílias encontraram o sustento no cultivo da fruta, até atrações que envolvem tecnologia como o Museu do Videogame e, é claro, uma lista de shows nacionais de todos os estilos musicais. Uma das principais características do evento em 2016 é a diversidade de atrações e eventos especiais.

Para a festa, Caxias do Sul espera lotar seus hotéis e receber não somente os vizinhos da Serra, mas também pessoas de todos os estados do Brasil. Para isso, a cidade se prepara melhorando a infraestrutura e deixando os pontos turísticos prontos para receber quem for ficar mais de um dia na cidade. Como tradição, os estandes de expositores de uva serão atração principal do evento, porém, a festa não se resume aos pavilhões e acontece em outros diferentes pontos da cidade, como é o caso dos desfiles cênicos que serão realizados no centro da cidade, além das Olimpíadas Coloniais que prometem movimentar o interior do município.

Na edição de 2014, a Festa da Uva, a organização contabilizou a participação e visitação de mais de 820 mil pessoas. A expectativa para 2016 é que o número seja ainda mais alto e, para isso, a organização apostou em ainda mais diversidade de eventos para agradar a todos os públicos.