Discutir propostas e trocar experiências sobre o setor de uva e vinho é o objetivo do Seminário de Oportunidades para a Vitivinicultura, que acontece nesta sexta-feira, 24 de outubro, às 9h, em Caxias do Sul, no Restaurante Tulipa – Pavilhões da Festa da Uva. O evento, iniciativa do Sebrae/RS com apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravim) e Associação Gaúcha de Vinicultores (AGAVI), vai apresentar, também, um novo projeto criado para estimular o segmento, a ser implantado em 2015.

Dados sobre o setor, projetos e cases de sucesso serão debatidos entre os empresários de micro e pequenas vinícolas, bem como associações, sindicatos e produtores rurais. Conforme explica a técnica do Sebrae/RS na Serra Gaúcha Deise Mondadori “fizemos uma reunião com o Ibravin, que realizou um censo sobre o setor no Estado. A partir disso, e com o apoio das entidades, foi possível traçar um panorama das empresas, do mercado e definir ações futuras”.

Entre essas ações, Deise destaca a criação, em caráter extraordinário, de um projeto que vai atender as MPEs da região. Chamada Qualificar a Vitivinicultura da Serra Gaúcha, a iniciativa vai atender, a partir de 2015 e por um período de dois anos, as principais necessidades apontadas pelos empresários. “O seminário, e por consequência esse projeto, irão mostrar aos participantes que juntos podemos trabalhar em propostas para melhorar a gestão, as deficiências do setor, a questão tributária, a comercialização, entre outros pontos”, ressalta.

O diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, conta que “o censo ajudou a compreender as necessidades das vinícolas. Descobrimos, por exemplo, que 85% delas estão enquadradas na categoria micro e pequena, e que são mais atuantes no mercado local e regional”, revela. Realizada em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) entre setembro de 2013 e maio deste ano, a pesquisa ouviu 346 empresas.

Paviani conta que o censo detectou que muitos estabelecimentos avaliam as possibilidades de realizar maiores investimentos no suco de uva e na espumante. “A produção de vinho fino e de mesa sempre vai existir, mas em virtude da concorrência com o vinho importado, e somando ao fato de que comercializar em outros estados exige cálculo de tributação diferenciado, fica difícil manter a competitividade”, esclarece. Segundo o diretor, “o censo será apresentado com detalhes no seminário, para esclarecer melhor as questões. Vamos também disponibilizar uma consultoria tributária, a ser realizada posteriormente, que vai colher todas as dúvidas dos empresários e fornecer as melhores soluções”, disse.

Além da apresentação do projeto e do censo, conforme conta Deise Mondadori, “o seminário vai incluir com um painel sobre legislação tributária, o programa PAS UVA (Programa Alimento Seguro para processamento) e cases de empresários da região”, finaliza.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo telefone 0800-570-0800.

Programação:
9h- Abertura do evento
9h15min – Apresentação do Censo Vinícola
9h45min – Painel Legislação Tributária: cálculo de impostos
10h45min – Intervalo
11h – Cases sobre comercialização: como superar os desafios?
11h30min – Apresentação PAS UVA: Programa alimento seguro para processamento
12h – MODERVITIS
12h15min – Reunião Almoço: Projeto SEBRAE 2015 Qualificar a Vitivinicultura da Serra Gaúcha
13h – Encerramento