O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Bento Gonçalves, Sílvio Bertolini Pasin, visitou na tarde de 21 de outubro a sede do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC- BG), quando foi recebido pela presidente Orildes Maria Lottici.

O Secretário conheceu as instalações do Sindicato, relatou um pouco da política setorial, dos programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria, bem como os serviços de assessoramento e assistência às iniciativas econômicas em geral, mas como destaque para os setores do comércio e dos serviços em Bento Gonçalves.

Na oportunidade, Pasin conheceu o projeto da União Geral dos Trabalhadores (UGT), central sindical da qual o SEC-BG faz parte, enfatizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentro da agenda mundial adotada pela ONU, em 2015, que abrange 17 objetivos e 169 metas a serem adotadas até 2030, e já foi assinado por 193 países, entre os quais o Brasil.

No contexto dos ODS estão previstas ações relacionadas à erradicação da pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, energia, crescimento econômico, trabalho decente, industrialização, infraestrutura, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, padrões de consumo e produção sustentáveis, mudanças do clima, proteção dos ecossistemas marinhos e terrestres e outros. Todos esses elementos se relacionam com a sustentabilidade em seus mais diversos aspectos: social, econômico e ambiental.

O Secretário se mostrou sensível aos argumentos da presidente Orildes e lembrou que a administração municipal já vem desenvolvendo ações que contemplam iniciativas dentro dos 17 objetivos e que, com certeza, na nova gestão do prefeito Guilherme Pasin, estas ações serão reforçadas em benefício do coletivo.

Orildes reafirmou que a União Geral dos Trabalhadores promove a Jornada 2030: 17 Objetivos para Mudar o Mundo, com a iniciativa não apenas de promover os ODS, mas de mobilizar entidades sindicais e lideranças para a implementação desta importante agenda no país.