A tecnologia está sendo uma grande aliada da administração municipal, com o objetivo de otimizar a gestão e reduzir custos. Depois de substituir lâmpadas de semáforos e de postes da iluminação pública para o sistema de LED, a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu), implantará um mecanismo de última geração para monitorar os semáforos. O pregão de licitação para a aquisição de 24 chips de telemetria será na próxima segunda-feira, 3 de novembro. A ação faz parte do programa estruturante Desenvolve Bento.

O novo sistema visa aperfeiçoar a manutenção e coletar informações instantâneas das controladoras que administram os tempos e as luminárias dos Semáforos. Ele é compatível com a tecnologia GPRS, em que o tráfego mensal de informações é de no mínimo 20MB.

As placas serão responsáveis pela transmissão de informações dos semáforos para um computador central da Secretaria. Os agentes de trânsito de plantão terão informações imediatas de problemas nos controladores e, assim, acionarão a equipe responsável pela manutenção.

De acordo com o secretario Mauro Moro, com o aperfeiçoamento deste sistema, futuramente teremos um controle através de aplicativos de celulares, em que o cidadão e os administradores poderão visualizar o tráfego, identificar pontos de congestionamento e rotas alternativas, para que o motorista possa desviar por caminhos com menor fluxo de trânsito.