Na tarde desta segunda-feira, 1° de setembro, a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura vistoriou o trabalho da Corsan em um poço no Distrito de São Pedro. O teste de vazão indicará a capacidade de abastecimento e se é necessário ampliá-la. Atualmente, o poço é usado por 112 famílias.

“Nos últimos oito anos, o distrito teve um crescimento populacional de aproximadamente 20%. O cálculo que está sendo feito aqui nos dirá se temos capacidade de abastecimento para novos moradores ou se precisamos perfurar ainda mais”, afirma o subprefeito Leocir Lerin.

O teste é resultado de um convênio entre a prefeitura e a Secretaria Estadual de Habitação e Saneamento (SEHABS), realizado no final de julho, que possibilitará a outorga de nove poços artesianos profundos, perfurados em 2008. São os poços da Capela do Espírito Santo, Capela Nossa Senhora das Neves, Capela Nossa Senhora da Graça, Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Capela Santa Lúcia, Capela Nossa Senhora dos Navegantes, Capela São Pedro, Capela São Miguel e Capela Santo Antônio. Para que seja liberada a licença de utilização, os poços também precisam passar por mais de 40 testes relacionados com a sanidade da água.

Os próximos testes serão realizados na Capela Santo Antônio e Capela São Miguel, conforme disponibilidade da Corsan. De posse desses resultados entraremos com os papéis junto ao Departamento de Recursos Hídricos (DRH), para o obtenção das concessões”, explica o geólogo Luiz Pinto de Jesus.