“Páscoa é tempo de família, de amor e de paz.” Pensando na abrangência e no significado da festividade pascal, o Colégio Sagrado Coração de Jesus viveu intensamente o período que antecede a grande festa da Ressurreição. O resultado dos diversos eventos que foram realizados, revelaram a importância e a compreensão da grandiosidade deste momento litúrgico vivido pela Igreja.

A realização da Campanha do doce que consistiu na doação de balas, de pirulitos, de bombons… realizada pelas crianças da Educação Infantil ao 4 ano, foi tão expressiva que possibilitou “adoçar” a páscoa de aproximadamente 300 crianças de instituições carentes de nossa cidade. Por outro lado, a generosa campanha do alimento que envolveu educandos do 5 ano ao Ensino Médio destinou-se a amenizar o problema de famílias do nosso município e de São Francisco de Paula. O apoio das famílias foi fundamental no sucesso da campanha.

A celebração do Tríduo Pascal, destacando os principais acontecimentos da quinta e da sexta-feira santa, bem como, do domingo da ressurreição, realizada com todos os educandos, resgatou as lições de vida deixadas por Jesus e trouxe presente a necessidade de revermos nossa postura cotidiana com relação à temática apresentada pela Campanha da Fraternidade.

Momento especial foi a realização da I PÁSCOA JOVEM, em que, na noite do dia 7 de abril, aproximadamente um grupo de 70 educandos reuniu-se para a celebração da Páscoa Judaica. A riqueza do ritual, dos símbolos e o ambiente rigorosamente preparado para o evento trouxe à memória a história do povo de Israel e a Páscoa celebrada por Jesus Cristo.

Por fim, para os educadores a festa pascal aconteceu a partir de uma Celebração Eucarística realizada em Garibaldi. Um profundo momento de fé, de reflexão, de oração e de partilha. Uma experiência de passagem das trevas para a luz, do medo para a coragem e da morte para a vida fortaleceu a certeza de não caminharem sozinhos, tal como os discípulos de Emaús.

Assim, no Sagrado, o tempo da quaresma foi vivido intensamente oferecendo a todos a oportunidade de agregar para a vida, verdadeiras lições de sabedoria que iluminam a vida.

Serviço de Pastoral: Carmen Ampese

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.