A cada cinco anos, os bispos da Igreja Católica visitam as comunidades pertencentes a sua diocese na chamada Visita Pastoral. Nesta semana, o bispo Dom Alessandro Ruffinoni, de Caxias do Sul, esteve em comunidades de Bento Gonçalves, com o objetivo de animar e incentivar os fiéis. No município, o encerramento das atividades será no dia 27 de setembro, às 14h, no bairro Licorsul.

“A Visita Pastoral é um banho de alegria para o bispo! Sair do escritório e viver no meio povo é uma alegria muito grande. É um encontro com as comunidades e com a sua realidade e isso é importante para que possamos criar projetos de acordo com suas necessidades”, disse o bispo em entrevista coletiva à imprensa na manhã de quarta-feira, 20, na paróquia Santo Antônio.

Para os católicos, essa iniciativa representa um gesto de comunhão e unidade com toda a Igreja, e também é uma preparação para o encontro do bispo com o Papa, em Roma, no mês de novembro.

Sobre as comunidades de Bento, Dom Alessandro as avaliou positivamente. “Muitas já têm estruturas bem definidas e outras estão começando, mesmo sem capela, em uma garagem ou numa casa. Nessa dificuldade se nota o desejo de se encontrar, de pensar no futuro, e isso dá uma injeção de animo muito grande”, elogia. “Recebi gestos de muito carinho, isso faz bem para todos nós”,complementa. O pároco, Izidoro Bigolin, agradeceu a visita de Dom Alessandro. “Ontem visitamos 17 comunidades, estamos cansando demais o bispo”, brincou Bigolin. “Espero que possamos trabalhar sempre juntos em comunhão”, disse.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 23 de agosto.