A Catedral Diocesana de Caxias do Sul receberá a ordenação presbiteral do diácono Daniel D’Agnoluzzo Zatti no dia 9 de outubro (domingo), às 19h. A celebração presidida por Dom Alessandro Ruffinoni, bispo da Diocese de Caxias do Sul. A expectativa é que o rito reúna no interior da Igreja mais de 1,5 mil pessoas. Atualmente, o diácono auxilia nas Paróquias Nossa Senhora Do Rosário, no Distrito de Faria Lemos e São Roque, em Bento Gonçalves.

Zatti tem 28 anos, é paroquiano atuante da Catedral desde a catequese, é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cursou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e sempre buscou o diálogo entre fé e ciência. O jovem atuou como catequista, voluntário na Casa Madre Teresa e como professor de física voluntário em cursos pré-vestibulares.

Aos 17 anos, o diácono iniciou os estudos de Engenharia Química. Com 20 anos, passou uma temporada de sete meses em Londres (UK), onde entra em contato com o livro Confissões, de Santo Agostinho, e decidiu ingressar no seminário, ao término de seus estudos. “Sempre fui inquieto em relação a algumas aparentes contradições que percebia entre a Sagrada Escritura e a Ciência. Por exemplo, o evolucionismo das espécies parecia divergir com a narrativa de Adão e Eva em Gênesis, entre outros fatos. Porém, fui percebendo que fé e ciência podem e devem caminhar juntas, pois a Ciência busca explicar como as coisas acontecem de forma empírica, já a fé busca responder o porquê que as coisas ocorrem. Cada um tem um olhar diferente, respondem coisas diferentes, que não se contrapõem, mas que se complementam. Assim, ao ler Santo Agostinho, me identifiquei pela busca da Verdade, e acredito, a partir da minha experiência com Deus, que a plena verdade é Jesus Cristo. Então, decidi ser padre”, relata.

Em 2010, iniciou sua caminhada rumo ao sacerdócio no Seminário Maior São Lucas. Atuou como missionário em diversas realidades do país e fora dele, como na Cracolândia, em São Paulo, e em Londres, com migrantes brasileiros, além das comunidades locais, como na São Lucas, em Viamão, durante três anos, e na Paróquia Cristo Rei, em Bento Gonçalves, durante dois anos. Ao cursar Filosofia (2011) e Teologia (2012-2015), interessou-se pela pesquisa no diálogo com as Ciências Naturais, com o trabalho de conclusão de curso intitulado: “Criação, Evolução e Providência Divina: Teologia e Ciência em Diálogo”.

A ordenação

Daniel D’Agnoluzzo Zatti escolheu como símbolo da ordenação presbiteral a Cruz, pois é por ela que Jesus expressa o amor de Deus à humanidade. Seu lema de ordenação será “Por Cristo, com Cristo e em Cristo”, trecho da doxologia da missa que revela a busca pela plena comunhão com Jesus e com a Igreja. A primeira missa solene presidida por ele será no dia 15 de outubro, às 19h, na Catedral. Ele foi ordenado diácono em 15 de maio de 2016 na Paróquia São Francisco de Assis, em Monte Belo do Sul.