Mesmo com as dificuldades econômicas que a população enfrenta em 2015 e as inseguranças de investir em viagens e lazer, o turismo em Bento Gonçalves apresenta bons números. A taxa de ocupação dos hotéis do município até outubro ultrapassou a marca da ocupação de 2014. O índice mostra estabilidade no setor e surpreendeu até os mais otimistas, que não pensavam que 2015 pudesse ser um ano com resultados acima do esperado.

Outubro e novembro são dois meses que, tradicionalmente não têm muito eventos na cidade que atraiam turistas, além disso, eles antecedem o Natal e, quem pretende viajar, aguarda para fazê-lo em dezembro. Entretanto, outubro se mostrou melhor do que o esperado, com uma taxa de ocupação de 62,36% devido aos feriados. Apesar de os dados de novembro ainda não terem sido contabilizados, a diretora-executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria, Márcia Ferronato, afirma que o mês tem sinalizado bons resultados e que a taxa de ocupação no final do ano deve ficar ainda mais alta do que a de 2014.

Segundo ela, o objetivo é fazer com que a cidade tenha turistas durante todo o ano e não apenas em meses específicos. Isso auxilia a média de ocupação a se manter estável e não deixa surpresas para os empresários no fim de cada mês. “O setor de hotelaria e gastronomia procura atuar nos 12 meses do ano. Cada período tem suas peculiaridades, mas o turismo de lazer aliado aos eventos tem sido a receita para enfrentar as dificuldades. Além disso, para a gastronomia, novembro é também um mês de encontros, encerramento de ano em empresas, o que gera receitas para os restaurantes”, detalha.

Não é tradição passar o Natal e Réveillon na Serra. A maioria das pessoas busca refúgio nas cidades litorâneas para aproveitar o verão. Entretanto, o número de pessoas que permanece ou vem para Bento para passar as festas de fim de ano está aumentando. A diretora-executiva destaca que muitas pessoas estão cansadas do tradicional e buscando experimentar algo novo. Os pacotes especiais, ceias diferentes, espetáculos e promoções ajudam a trazer o turista para cá.

A expectativa para o fim do ano é boa e, segundo Márcia, a ocupação deve ganhar alguns pontos percentuais a mais em dezembro. “A programação está intensa e recheada de surpresas até o início de janeiro. Isso, somado às promoções dos hotéis, deve dar um bom resultado. Estamos confiantes”, adianta.
Apesar dos bons resultados de 2015 e uma expectativa de ainda mais crescimento em dezembro, Márcia salienta que o setor está equilibrado no dia em que atingir uma média anual de ocupação que fique em torno de 70%. Ainda há muito por fazer, mas estamos crescendo. Seria maravilhoso, por exemplo, se conseguíssemos atingir, por exemplo, uma taxa de ocupação anual de 70%. Mas este é um resultado bem difícil de atingir”, avalia.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 28 de novembro.