Entre os meses de outubro e fevereiro, aumenta expressivamente a demanda no comércio com a chegada das festas de final de ano. O período, geralmente, tem mais ofertas de trabalho para atendentes e balconistas, porém, neste ano, a previsão dos comerciantes é que haja uma redução neste número.

O gerente da Loja Mundi Calçados, Euclides Bortolotti, estima que neste ano terá, no mínimo, 10% a menos de vagas temporárias disponíveis no seu estabelecimento. “Já não contratamos muito em 2013, então agora não será diferente. Este ano, em função da Copa do Mundo no Brasil, foi um dos piores para nós. Os outros meses, porém, foi satisfatório e as vendas não ficaram muito abaixo do esperado”, comenta Bortolotti.

Apesar de ser o período de maior faturamento, Silvana Nepomuceno de Almeida, gerente da Colecione, localizada na rua Júlio de Castilhos, também destaca que não serão feitas mais contratações. “Estamos com um quadro bom de funcionários e, apesar do período, conseguimos equilibrar as vendas”, comenta.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), Marcos Carbone, explica que, em 2013, não foram abertas vagas temporárias no departamento de empregos da entidade. “Isso aconteceu porque ainda tínhamos muitas vagas fixas a serem preenchidas, portanto, quem entrou naquele período, ocupou estas e não as temporárias. Sendo assim, pode até haver um acréscimo esse ano”, informa. “Outro índice importante é que de acordo com os dados do SPC, houve um acréscimo de 10% no número de consultas ao sistema, o que significa que aumentou o número de vendas a crédito, mas não sabemos dados em relação às vendas à vista”, finaliza.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 3 de setembro.