Promovido pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul – Movergs, este ano terá como tema principal: “Renovação – Atitudes em busca de melhores resultados”. O evento acontece no dia 30 de junho, em Bento Gonçalves, com abertura oficial às 8h15 no Dall’Onder Grande Hotel/ Salão Malbec. Para se ter uma avaliação do que representa o Congresso para o setor moveleiro do estado, entrevistamos o presidente da entidade, Volnei Benini.

Semanário – Qual a importância da realização do Congresso para a MOVERGS?

Volnei Benbini – Desde 1989, o Congresso MOVERGS é um importante espaço de debates sobre o setor moveleiro. Foi criado para promover o setor e possibilitar aos associados um momento de reflexão sobre a cadeia produtiva, o cenário econômico e político. Uma forma de olhar o presente e projetar o futuro! A busca por conhecimento sempre foi prioridade para a entidade.

Semanário – Este ano, o tema é: “Renovação – Atitudes em busca de melhores resultados”. Qual a intenção da Associação com a escolha deste tema?

Benbini – O objetivo da MOVERGS é fazer com que os participantes do Congresso aproveitem o momento de reflexão e renovação pelo que o país passa, seja na economia, na política, nas atitudes ou, até mesmo, com relação aos seus valores e posturas para buscar alternativas para as empresas.

Este tema também vem ao encontro da nova direção da entidade – 2016/2017, que trabalha na implementação de um novo modelo de gestão, focado na união de forças empresariais, no profissionalismo e na parceria, alicerçado ao lema da MOVERGS: “Unir para fortalecer, renovar para crescer”.

Semanário – E quanto aos palestrantes, como foi definido a escolha de cada um?

Benbini – Os palestrantes foram escolhidos levando em consideração o cenário econômico, político e a crise vivida pelas indústrias do setor moveleiro no país. São experts em suas áreas de atuação com background nos respectivos temas que irão abordar.

Semanário– Em um ano de instabilidade econômica, de que forma o Congresso pode ajudar os empresários do setor moveleiro?

Benbini– Num momento em que a instabilidade econômica, política e institucional assola o país, é necessário estar atento, adaptar-se às novas situações e vislumbrar outros cenários. E o Congresso permite isso, e permite também que os executivos do setor e da comunidade tenham a oportunidade de conhecerem e ouvirem a opinião de experts.

Semanário- Quais as expectativas da MOVERGS para o evento?

Benbini – As expectativas são muito boas, pois mesmo que as empresas estejam num momento de novas definições e ajustes, a entidade entende o Congresso como um momento de encontro, de partilhamento, de agregação de conhecimento e troca de experiências. Apostamos, também, na qualidade dos palestrantes que foram criteriosamente escolhidos e que, através dos temas abordados, trarão um conteúdo enriquecedor aos participantes.

 

Durante o Congresso, serão realizadas as palestras: “Os números da Indústria de Móveis no Brasil”, ministrada por Marcelo V. Prado; “Uma visão do Cenário Econômico Nacional e Internacional”, por José Francisco de Lima Gonçalves; “Quais as Perspectivas para o Setor Varejista de Móveis no Brasil?”, por André Caio, e “Ética, corrupção, empreendedorismo e liderança no Brasil”, Leandro Karnal.