Organizado pelo núcleo gaúcho da ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, o evento é realizado bienalmente, focado no público jovem. “Este é um momento de encontro da comunidade geotécnica do Estado. Importante para que todos sabiam das atividades que estão sendo realizadas no campo da Geotecnia, tanto do ponto de vista da pesquisa, quanto de projetos e execução de obras”, destaca o presidente da ABMS NRRS, Antônio Thomé.

Coordenadora do GeoRS 2017, Jaqueline Bonatto, afirma que o encontro irá promover importantes discussões para o intercâmbio de conhecimento e disseminar o interesse pela área geotécnica. “Além do amplo debate, nesta edição contaremos com uma novidade: os melhores trabalhos técnicos serão premiados”, destacou.

A expectativa é de que a grande maioria dos participantes seja de jovens: estudantes e profissionais que ingressaram recentemente no mercado de trabalho. “Os jovens são o futuro da ABMS. Investir no jovem significa investir na continuidade da Associação. Estes estudantes terão contato direto com o que está sendo realizado na área geotécnica. Poderão observar que aquilo que está sendo aprendido nas aulas, de fato, é aplicado na prática. Além de ser oportunidade de atualização sobre as pesquisas que estão sendo realizadas”, afirma Thomé.

A diretoria oferece ajuda de custos para que os estudantes se desloquem até a cidade de realização e também facilidades na inscrição para associados ABMS. Neste ano, ainda será realizada, pela primeira vez, uma homenagem a um geotécnico sênior, o prof. Claudio Dias, da FURG.

O Seminário será realizado no UCS Teatro – Bloco M da Universidade de Caxias do Sul – Campus-Sede.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.