A Brigada Militar (BM) apresentou, na tarde de segunda-feira, 10, os indicadores da violência no primeiro trimestre em Bento Gonçalves e região. A divulgação dos dados foi feita na sede do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT). Além dos números da Capital do Vinho, foram apresentados os números gerais da área de cobertura do BPAT, que compreende mais de 318 mil pessoas em 25 municípios. A compilação dos dados é feita por um sistema integrado, que compreende ocorrências da Brigada Militar e Polícia Civil. A maioria dos indicadores apresentou redução em comparação ao mesmo período do ano passado.
Os números foram comemorados pelas autoridades. O tenente-coronel Glauco Alexandre Braga, comandante do 3º BPAT, classificou como positivos os índices alcançados. “Claro que nunca estamos satisfeitos, e o objetivo é sempre reduzir mais os números. Mas, dentro das limitações que temos, os resultados são importantes”, avalia.

Um dos indicadores que apresentou redução significativa foi o de furtos e arrombamentos de residências. No primeiro trimestre de 2016, foram 56 em Bento e 160 na área de atuação do BPAT, enquanto neste ano foram registrados 47 e 133 casos, respectivamente. A redução, em ambos os indicadores, foi de 16%.

De acordo com o capitão Diego Caetano de Souza, o primeiro trimestre costuma apresentar maior incidência desse tipo de ocorrência, já que as pessoas viajam e deixam a casa fechada por longos períodos. Já o major Alvaro Martinelli destaca, ainda, que esse tipo de crime costuma ocasionar subtração de armas de fogo das residências.

A Brigada Militar também divulgou outros indicadores relacionadas às ações de policiamento ostensivo e repressão ao crime. Entre eles, destaque para a queda na recaptura de foragidos – 34 em 2016 contra 31 em 2017, uma queda de 8%, e o aumento na apreensão de armas em Bento Gonçalves – 5 em 2016 contra 12 em 2017, um aumento de 140%.

Roubos a pedestres tiveram alta

O número que mais preocupa as autoridades no momento são os roubos a pedestres. O indicador cresceu tanto em Bento (22%) quanto na área que compreende a atuação do BPAT (18%). Somente na Capital do Vinho, o número chega perto de um caso por dia.
De acordo com o capitão Diego Caetano de Souza, o delito está relacionado ao consumo e ao tráfico de drogas, já que normalmente os criminosos levam objetos como telefones celulares que serão revendidos por valores irrisórios. Outra preocupação é a utilização de facas e armas brancas – no fim de semana, um jovem foi ferido em um assalto no bairro Cidade Alta. “No entanto, é preciso ressaltar que prisões de infratores que cometem esse crime já foram feitas. A Brigada Militar segue atuando e combatendo essa prática”, destaca ele.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.