A comunidade e os turistas estão convidados a participar do Festival do Vinho Colonial em Faria Lemos, Rota das Cantinas Históricas, neste sábado, 27 de setembro. O público irá prestigiar atrações musicais, vasto cardápio típico da imigração italiana e rótulos de vinho colonial selecionados.

Os ingressos custam R$ R$ 40 e podem ser adquiridos antecipadamente na Emater, ou na hora, no local do evento. O cardápio inclui polenta com molhos, vitelo assado, queijos, copa, salame, pão colonial, geléias, grostoli, sagu e creme. Tudo isso acompanhado pelos melhores vinhos coloniais de Faria Lemos/safra 2014, selecionados por um grupo de três jurados. Música ao vivo também integra a programação.

A promoção do Festival do Vinho Colonial é do Grupo do Vinho Colonial de Faria Lemos com apoio da prefeitura, por meio das Secretarias Municipais da Agricultura e de Turismo junto a EMATER, IFRS e Embrapa. Nos dia 10 e 25 de outubro, os distritos de Tuiuty e São Pedro, respectivamente, também realizam o evento. No Vale dos Vinhedos, o evento ocorreu no dia 5 de setembro. O objetivo é preservar a identidade e a maneira tradicional da elaboração de vinhos, mantendo a história, a cultura e o saber local.