Erlinho Alberto, 53, mora há seis anos na rua Ivan Copat, no bairro Vila Nova III, mas já colocou sua casa à venda em função do esgoto a céu aberto que corre próximo a sua residência. Desde que se mudou, ele procurou diversas vezes a administração pública para relatar problema, mas, segundo o morador, nunca teve retorno da prefeitura e nenhuma obra foi realizada para amenizar a situação. O esgoto sem tratamento desemboca em um terreno baldio e fica acumulado no local, criando um ambiente insalubre que propicia o desenvolvimento de doenças.

Cansado da demora e da falta de atenção da prefeitura, o próprio Alberto buscou solucionar a questão. “Contratei um serviço de retroescavadeira, paguei do meu bolso e abrimos uma valeta aqui até o córrego. Também consegui alguns canos com a Corsan e eu mesmo os coloquei para que o esgoto pudesse correr um pouco mais afastado da vizinhança. Estou desanimado há muito tempo”, conta o mestre de obras.

Paulo França, 46, se mudou há um ano para a comunidade e também reclama da falta de tratamento no local. “O cheiro aqui é muito forte, no verão é mais insuportável ainda, não dá para aguentar. Quase não conseguimos ficar em casa. Além disso, o esgoto acaba proliferando muitos mosquitos, ratos e está matando a vegetação no local”, relata o marceneiro.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta sábado, 30 de agosto.