O DetranRS fecha o balanço de 2015 com quase oito mil sucatas de veículos destinadas à reciclagem no estado. O número é recorde desde que o projeto começou a ser realizado, em 2010, e representa um crescimento de 17% em relação ao número de sucatas recicladas em 2014.

Em 2010, na fase experimental, o Detran/RS encaminhou para reciclagem 604 veículos. Já no ano seguinte, foram 4,8 mil, número que se manteve mais ou menos estável em 2012 (4,6 mil). Após uma queda em 2013 (2,8 mil) e com o aperfeiçoamento de processos administrativos e operacionais, o número de sucatas recicladas saltou para 6,6 mil em 2014 e 7,8 mil em 2015. Desde o início, o Detran/RS já contabiliza 27 mil sucatas reaproveitadas.

Pioneiro no Brasil, o projeto gaúcho de reciclagem tornou-se referência nacional e serviu de inspiração para criação de iniciativas semelhantes no Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Alagoas. Outros seis estados visitaram o órgão gaúcho para conhecer seu modelo: Acre, Amapá, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

São destinadas à reciclagem veículos abandonados há mais de dois anos, que não têm condições de segurança para circular e possuem impeditivos legais (restrições administrativas, judiciais e policiais) para a comercialização de peças. Classificada de material inservível, toda essa sucata que se deteriorava e ocupava espaço nos depósitos é reciclada para adquirir uma nova vida útil.

Informações do Governo do Estado.