Bento Gonçalves completa 126 anos no dia 11 de outubro e uma série de atividades estão sendo programadas para a comunidade. Integrando as programações da semana de Bento, o tradicional Desfile Temático vai levar à Via Del Vino diversas entidades que, de forma inusitada, demonstrarão seu carinho pelo município. O evento está marcado para o dia 9 de outubro, às 15h.

Podem participar do desfile associações, entidades assistenciais, filantrópicas e esportivas, instituições e empresas. Interessadas devem enviar ofício confirmando participação à Secretaria Municipal de Educação (SMED), até o dia 12 de setembro. Além disso, é necessário enviar histórico da entidade, informar o número estimado de participantes, a atividade que será desenvolvida e o possível uso de veículos durante o desfile. O e-mail para envio é [email protected] e telefone para mais informações é (54) 3055-7189.

O desfile temático comemorativo aos 125 anos de Bento Gonçalves, em 2015, reuniu cerca de nove mil pessoas na praça Via Del Vino. Foram mais de 30 entidades, representadas por cerca de duas mil pessoas. A programação dos 126 anos ocorre de 3 a 12 de outubro.

Sequência para a organização das entidades:
Após a cerimônia de abertura, realizam o desfile os quatro distritos, seguido das entidades, que serão apresentadas na seguinte ordem: brigadas de incêndio; pessoas com deficiência; contraturno escolar; projetos sociais; esporte; etnias; prestadores de serviço; associações; ciclistas; motos; carros; CTGs.