O titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, e o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, Carlos Eduardo Vieira, visitaram as obras do Contrato de Restauração e Manutenção – Crema Serra (Lote I), no Km 155 da RSC-470, em Nova Prata, nesta segunda-feira, 29 de setembro. Na comitiva estavam também o engenheiro Aldamiro Neto, que responde pela 2ª Superintendência Regional do Daer (Bento Gonçalves), o prefeito e do vice-prefeito do município, Volnei Minozzo e Sergio Sottili, respectivamente, além de lideranças locais.

O trabalho foi iniciado com a fresagem e o recapeamento da rodovia e, neste momento, a empresa executora da obra realiza experimentos em 1 Km desta via, o chamado quilômetro teste, que enviará fragmentos do asfalto ao laboratório da autarquia para acertar os parâmetros da massa asfáltica. Também estão sendo realizados reparos localizados, remendos profundos e reperfilagem, cujos trabalham integram o escopo desse programa de restauração. No total serão 100 Km de obras na RSC-470, que devem ser concluídas em um período aproximado de um ano.

Conforme Carlos Eduardo Vieira, o Crema Serra é um programa estruturador da região, pois conta com um contrato de fôlego, de 5 anos, que prevê a recuperação estrutural e a manutenção em vias que escoam a indústria e a agricultura, promovendo o desenvolvimento econômico das localidades.

João Victor informou que as obras do Lote 1 do programa devem entrar em ritmo acelerado em breve. Além disso, integra um pacote de investimentos ligados a uma estratégia de infraestrutura voltada ao incremento econômico. “O investimento em infraestrutura é o que gera retorno mais rápido para o nosso desenvolvimento.”

Programa Crema começou em 2013 e tem previsão de término em 2019. E compreende a restauração e manutenção de aproximadamente 1900 km de rodovias pavimentadas no Estado. O projeto é financiado pelo Banco Mundial.