O cruzamento na esquina das Ruas São Paulo e Assis Brasil, na área central de Bento Gonçalves, tem dado dor de cabeça para quem mora na região. Diariamente, colisões e acidentes são registrados no local. Segundo moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais, um semáforo ou até mesmo um a lombada eletrônica resolveria o problema. Apesar da demanda ser antiga, autoridades competentes afirmam que o caso ainda está em estudo técnico.

Relatos constantes de quem passa pelo local comprovam as dificuldades enfrentadas e, segundo eles, que preferem não ser identificados, não tem hora para acontecer, porém, em momentos de maior circulação, o problema aumenta consideravelmente. Morador há mais de dois anos, M.D., 54, conta que já presenciou por diversas vezes acidentes no local e, que além dos envolvidos, a comunidade contabiliza prejuízos. “É complicadíssimo. Já presenciei muitas colisões nesse cruzamento e além do prejuízo material, a comunidade acaba sendo prejudicada, pois atrapalha a vida de quem mora aí e também do comércio, pois os acidentes ocorrem quase na porta dos estabelecimentos. Nos horários de pico a situação só piora. É preciso muita paciência e, sinceramente, não sei o que poderia solucionar esse problema”, afirma.

Outro fator apontado pelos moradores é a falta de respeito de alguns motoristas com a sinalização. D.R.B., 31, mora há três anos e meio na região e já presenciou inúmeros acidentes por imprudência dos condutores. Segundo ela, a faixa de pedestres não é respeitada. “É uma confusão. Eu, como pedestre, nunca sei quando posso passar. A gente não sabe quem vai parar o carro e quando isso acontece, o veículo que está atrás tenta furar a fila e quase te atropela. Não vejo outra saída senão a colocação de semáforos”.

Casos de acidentes também foram relatados por lojistas que acusam a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana de negligência por não tomar nenhuma atitude para minimizar o problema. M.R., 48 anos, trabalha em um estabelecimento comercial próximo ao cruzamento há oito anos e presencia os congestionamentos diariamente. Ela diz que o comércio é afetado, indiretamente com a situação. “Muitos motoristas tentam estacionar próximos às lojas, mas é impossível, principalmente nos horários de pico. Tudo desemboca aqui. Além disso, a falta de educação de alguns condutores me assusta. Não respeitam nem os idosos. A solução para acabar com isso é implantar sinaleiras”, afirma. 

 

Solução

O secretário municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu), Amarildo Lucatelli,  conhece a demanda e garante que, uma solicitação de estudo de viabilidade técnica já foi encaminhada para o setor responsável, porém não há previsão para a execução de obras. “Diversas alternativas foram pensadas para solucionar este problema, desde a colocação de tachões, quebra-molas e até sinaleiras, porém, ainda não chegamos a uma decisão”, explica. “Neste local precisamos contar muito com a prudência e os cuidados dos condutores de veículos e pedestres. Não há possibilidade de instalar um semáforo, uma vez que muitos caminhões trafegam pela Rua São Paulo em direção à 13 de Maio e não conseguiriam parar na subida íngreme, no cruzamento com a Assis Brasil”, completa.