O número de pessoas inadimplentes registrado no banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) cresceu 4,43% em julho, na comparação com o mesmo mês de 2013. O percentual ficou ligeiramente acima do encontrado naquele ano, quando a inadimplência havia apresentado uma alta de 4,36%.

Na comparação com o mês anterior (junho), a inadimplência [pagamentos com mais de 90 dias de atraso] aumentou 0,42%, o que, segundo o estudo divulgado neste terça-feira, 12 de agosto pela CNDL, configura um “crescimento superior a todas as taxas mensais para os meses de julho desde 2010”. Na avaliação do SPC, o cenário evidencia um “cenário de fraca atividade econômica”.

Um indicador de inadimplência também foi divulgado mais cedo pela Serasa, registrando alta de 4% em julho, em relação a junho, e de 11% na comparação com julho de 2013. Segundo a assessoria do SPC, a disparidade entre os resultados se deve às diferenças de metodologia, de clientes e de carteira de crédito.

Na pesquisa SPC, cresceu também o número de dívidas em atraso: 5,29%, na comparação julho de 2014 com julho de 2013. É o maior avanço anual registrado desde o início de 2013.