Uma cidade charmosa, limpa, florida, encantadora, são predicados que fazem de Bento Gonçalves um dos destinos turísticos de visitantes de todo o Brasil e motivo de orgulho para sua população. Entre tantos atrativos da Capital Brasileira do Vinho, está a Via Del Vino, a mais antiga via do município, localizada na área central da cidade. Nesta região é comum moradores e visitantes se encantarem com as flores dos canteiros, com a beleza das árvores e com a floração antecipada dos pessegueiros, que nesta época do ano torna-se um espetáculo a parte.

Agora, a região central de Bento oferece mais um exemplo de como é possível aliar o charme e a beleza das flores com a destinação correta do lixo urbano sem comprometer a paisagem urbana. Os contêineres de lixo instalados na Rua Mal. Floriano, no início da Via Del Vino, esquina com a Rua Saldanha Marinho, mudaram de lugar e ganharam uma proteção própria. Tubos metálicos delimitam o novo local dos equipamentos, que passaram a contar também com vasos de flores. Os containers foram removidos da rua para a calçada e já se tornaram elemento decorativo, compondo toda a paisagem do local.

O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura, em caráter experimental, pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SMMAM) e Turismo (SEMTUR), que além de contribuir para a harmonia de todo o ambiente, possibilita segurança para o trânsito de veículos no local e um espaço exclusivo para o estacionamento de viaturas dos agentes de trânsito e da Brigada Militar. “É o único da cidade, por isso precisamos avaliar como será mantido para depois estudar se haverão outros locais”, informa o Secretário de Meio Ambiente, Amarildo Lucatelli.

Após a instalação dos contêineres no novo local, a SMMAM promoveu uma ação de sensibilização nas principais ruas do entorno. Os agentes ecológicos da secretaria estiveram em lojas e restaurantes, informando sobre o novo local dos containers e orientando sobre a maneira correta de separar e destinar os resíduos.