A expectativa é de que a construção da Estação de Tratamento de esgoto (ETE) do Barracão seja retomada até o fim de 2017. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) deve abrir uma licitação para a continuidade das obras nos próximos 90 dias, após pelo menos três anos de esquecimento e inércia.
Em reunião realizada nesta semana entre o prefeito Guilherme Pasin (PP) e o diretor de expansão da Corsan, Marcus Vinícius Caberlon, a Prefeitura cobrou agilidade no andamento das obras da ETE, porém, a única sinalização concreta foi o prazo de 90 dias para abertura da licitação. “Nós queremos um posicionamento concreto em relação aos prazos”, reitera o secretário de Administração e Governo, Ênio de Paris.
De acordo com informações da Prefeitura, um próximo encontro deve ser marcado para o mês de março. “São obras de extrema necessidade para nossa população e que não podem permanecer paralisadas. Vamos continuar cobrando agilidade no processo”, afirma o prefeito Guilherme Pasin.
Ainda segundo informações da Prefeitura, o diretor da Corsan destacou que irá cobrar a conclusão da obra. “Sabemos da importância da construção desta estação para comunidade de Bento Gonçalves”, observa.

Desde 2010
O contrato, renovado ainda em 2010 e com prazo de 25 anos, faz parte de um investimento total de R$ 26 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Uma das cláusulas do documento estabelece a responsabilidade da Corsan pela implantação do sistema de tratamento de água e esgoto do município.
O documento previa que até 2011 o serviço de saneamento deveria atingir 20% das residências do município. Já para o final de 2013, 70% do previsto deveria estar concluído. Ambos prazos não foram cumpridos.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, dia 25.