Após candidatura em chapa única e aprovação unânime entre os presentes na reunião, Luiz Ferreira foi eleito presidente do Conselho Municipal de Saúde de Bento Gonçalves. A votação ocorreu na noite de segunda-feira, 25, e veio em um momento de turbulência do órgão deliberativo.

Gilnei Rigotto havia assumido a presidência após a eleita, Inês Fagherazzi, pedir afastamento do cargo, em maio deste ano. Em 2016, a Prefeitura suspendeu as atividades do Conselho com a justificativa de irregularidades, seguindo recomendação do Ministério Público (MP).

Para Ferreira, o momento é de qualificar o órgão e buscar estabilidade. “Modernizar em termos de legislação, de conhecimentos gerais. É importante que todos dentro do Conselho entendam um pouco de tudo, porque em cima desses conhecimentos é que vamos emitir os pareceres”, registra.
Além disso, Ferreira ressalta que prefere ser chamado de coordenador de mesa ao invés de presidente, visto que as decisões serão tomadas conjuntamente com os demais membros da chapa e conselheiros. “É um grupo de pessoas, uma equipe, que decide tudo consensualmente. Nós precisamos sentar na mesa e debater as prioridades de forma técnica”, afirma

Relação com o Poder Público

Questionado sobre a administração da Saúde Pública em Bento Gonçalves, o presidente opina que são prioridades da gestão, satisfeita com os resultados. Porém, ele expõe que parte da sociedade está descontente com as decisões. “Aí o Conselho vai ter que trabalhar essas questões. Esse viés que a gestão está tomando, é correto? O secretário (Diogo Siqueira) diz que é um trabalho em longo prazo, mas temos que avaliar se é possível atingir as metas”, prevê.

Ele afirma ainda que o consenso deve partir do debate, no sentido de não haver decisões tomadas de maneira unilateral. “Nós temos que discutir dentro do Conselho e assim emitir um parecer. Meu parecer talvez seja de um cidadão mais preocupado com o social, com a base dos problemas”, prevê.

O secretário de Saúde, Diogo Siqueira, elogiou Gilnei Rigotto pelos poucos meses de mandato e discursou sobre a necessidade de os entes agirem em conjunto para melhorar a saúde bento-gonçalvense. “Se a gente colocar nossa dedicação, nossa força, vamos fazer uma saúde melhor”, afirma.

A justificativa de Rigotto para rescindir à presidência é de que havia pessoas mais qualificadas entre os membros para exercer a função. “Saí com o dever cumprido, dei voz a todos os conselheiros, fiz cumprir o regimento interno e também fiz amigos”, ressalta.