A Confraria do Espumante de Garibaldi se consolida como uma grande iniciativa para entender mais sobre a bebida símbolo do Município. Na primeira edição de 2017, a Chandon do Brasil recebeu o evento na última sexta-feira, 26.

Os participantes foram recebidos pela enóloga e sommelier Daniela Chesini e pelo graduando em enologia Rafael Smaniotto. O histórico da empresa, inaugurada em Garibaldi em 1973, foi apresentado, reforçando os cuidados em manter o alto padrão. Atualmente, a empresa, que pertence ao grupo francês LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton) é líder absoluta no segmento de vinhos espumantes naturais de luxo.

O público também pôde realizar uma breve visitação pela vinícola garibaldense, conhecendo os passos para que o espumante mantenha a tão reconhecida qualidade, desde o recebimento das uvas até o processo final de comercialização. O cuidado com a elaboração, baseada na sensibilidade e no conhecimento dos enólogos, é extremamente rigoroso. Os profissionais acompanham desde a escolha das videiras mais apropriadas, passando pela colheita e seleção das uvas, até a prensagem, fermentação e maturação. Hoje, a Chandon Brasil apresenta seis produtos em sua linha.

Depois de entender mais sobre o processo, o público degustou e recebeu dicas de harmonização com os espumantes Resérve Brut, Brut Rosé, Riche Demi Sec e Passion. Os participantes também puderam conhecer e adquirir produtos na loja da empresa.
A Confraria do Espumante foi idealizada em 2013 pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. Todas as vinícolas da Rota dos Espumantes foram contempladas com a iniciativa, que é aberta para homens e mulheres com mais de 18 anos.