O Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG), após longo período de negociação, encerrou na última semana os trabalhos de reuniões com sindicatos patronais do setor comercial, a fim de garantir melhores condições de trabalho para a categoria comerciária nas mais variadas áreas. Foram nove as Convenções Coletivas assinadas, com destaque para reajustes salariais e bônus para trabalhos em domingos e feriados, além de outros benefícios.

Conforme a presidente do Sindicato, Orildes Maria Lottici, a maior dificuldade foi atingir o índice de reajuste de 11,08%, que corresponde ao INPC do período (março 2015/fevereiro2016), sobre todas as cláusulas econômicas. “O fechamento das Convenções Coletivas de Trabalho nos últimos anos, para o nosso setor econômico, tem sido bastante árduo por várias razões, mas sempre tendo como cenário a instabilidade econômica do país. Porém, não podemos deixar de apresentar proposições por melhores condições estruturais e financeiras em defesa da categoria, pois o reajuste de preços das mercadorias de consumo é constante e os proventos devem alcançar o mesmo patamar, a fim de contribuirmos com o desenvolvimento do país. Entendemos a posição da classe patronal, mas é necessário que eles entendam e compreendam a situação de seus empregados, que não têm como arcar com os altos custos de alimentação, vestuário, aluguel e demais necessidades básicas sem ter um ganho real em seus salários”, ressalta.

Nos próximos dias as Convenções Coletivas estarão disponíveis para consulta no site do Sindicato (www.secbg.org.br). De qualquer forma, segundo a Presidente, é importante que os comerciários já fiquem atentos, pois as diferenças deverão ser pagas na próxima folha de pagamento, ou seja, junto com o salário de setembro, que será pago no início de outubro. Dúvidas podem ser sanadas, como também denúncias podem ser efetuadas pelo fone (54) 3452.2535.