Como forma de eternizar a história do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), a entidade lançou nessa sexta-feira, 22 de agosto, o Livro dos 100 Anos, em evento que reuniu ex-presidentes, associados e autoridades em seu Salão de Eventos. Os ex-presidentes do CIC/BG foram homenageados e receberam um exemplar do livro com capa e marcador personalizados, além de uma joia em 18 quilates com um diamante lapidado e cravado sobre a marca dos 100 anos.

Dos 48 ex-presidentes, 24 são memórias vivas que tiveram forte participação na construção da obra, contando suas experiências em cada período. Dezessete deles estiveram presentes na cerimônia e foram homenageados pelo presidente do centenário, Leonardo Giordani. “Vivemos hoje um momento histórico, construímos uma bela história ao longo desses 100 anos de atividade e me sinto honrado em presidir a entidade em uma data como esta. O livro é para lembrarmos de todos os que passaram pelo CIC, o suor de cada um e sua trajetória. Temos que agradecer as empresas que apoiaram desde o início o projeto do Livro dos 100 Anos, para tornar real, vista e lembrada a história do CIC de Bento Gonçalves”, destacou Giordani.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, afirmou que a história do CIC/BG se confunde com a do município. “Quando olhamos para o livro vemos que a liderança se faz por exemplos”, destaca.

Com o desafio de promover o conhecimento compartilhando a informação, o CIC/BG distribuirá um exemplar da publicação para cada escola do município. Devido ao seu forte apelo histórico, a obra poderá ser utilizada em sala de aula como ferramenta de pesquisa. A entrega do livro ao prefeito Guilherme Pasin simbolizou este compromisso que se estenderá para entidades afins e universidades. As mais de 700 empresas associadas também receberão a obra.

Dez grandes empresas apostaram na iniciativa e assinaram o Livro dos 100 Anos: Artefatos de Borracha PCR, Bertolini S/A, Canta Maria, Comabe Soluções em Impressão, Geremia Redutores, Giordani Turismo, Hospital Tacchini, Imobiliária Faggion, Todeschini e Universidade de Caxias do Sul. Essas marcas, além de assinarem a obra, também acompanharão a exposição itinerante dos 100 anos que inicia no CIC/BG, seguindo para a Fiergs, Federasul, Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves, UCS Carvi, escolas municipais, encerrando nas empresas patrocinadoras. O autor da obra é Janquiel Mesturini, diretor da Conceitocom Brasil, empresa especializada em comunicação corporativa, responsável pela produção do livro.

Um pouco da história
A publicação traz em 170 páginas a história do CIC/BG que tem início em 1914, ainda sob a denominação de Associação Comercial. Empreendedores locais se unem para sanar carências, principalmente em torno da necessidade de extensão do ramal ferroviário da cidade de Carlos Barbosa até Bento Gonçalves e pela melhoria nas condições de produção e comercialização de vinhos. O trem chega e transforma a cidade.

A Associação Comercial se desenvolveu naqueles primeiros anos de dificuldades. Os produtores rurais de outrora foram transformando-se em empresários. Os que apenas produziam uvas passaram a processá-la, os que tinham alguma habilidade com o aço passaram a transformá-lo em ferramentas e a demanda da agricultura levou ao desenvolvimento da manufatura e logo Bento Gonçalves já possuía alguns ícones da indústria gaúcha.

O trem trouxe desenvolvimento e novos ares para o município, que cresceu no ritmo de suas empresas. Nos anos 60, uma sociedade muito mais complexa e diversificada carecia de mais representatividade. Com ideais fortemente embasados no espírito classista surge, em 1962, o Centro da Indústria Fabril, que passa a coexistir e cooperar com a Associação Comercial por duas décadas. Em março de 1981 as duas entidades se unem para formar o Centro da Indústria e Comércio. O CIC se projeta, ajuda outras entidades de classe da região a surgir, leva seu primeiro representante para a Fiergs e Bento Gonçalves ganha o Estado e o Brasil.

 

Confira as imagens do evento no link http://www.jornalsemanario.com.br/galeria/lancamento-do-livro-dos-100-anos-do-cic-bg