Pouco menos de uma semana após o índice pluviométrico atingir a média mensal em três dias, Bento Gonçalves sofre novamente com as chuvas. A grande vazão de água pluvial registrada entre as 20h e meia noite de segunda-feira, 24, causou graves transtornos na região. Deslizamentos de terra, queda de barreira, alagamento de casas e inundações de veículos foram registrados em diversos pontos da cidade.

Um dos locais mais afetados foi o bairro Juventude da Enologia. Em virtude do rompimento de um cano de esgoto na rua Luiz Tomedi, dezenas de casas foram tomadas pela água. O ponto de maior gravidade foi registrado na rua Lídio da Silva, onde a força da água invadiu quatro residências. De acordo com o relato dos moradores, o aumento do volume da água na via foi tão repentino que um dos moradores que trafegava de carro pela rua acabou precisando de auxílio após inundar a parte da frente do veículo. Segundo eles, o homem e sua filha ficaram presos em virtude da forte correnteza da água no momento, que impedia que as portas fossem abertas. Ninguém se feriu.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, o batalhão também foi acionado para realizar o corte de uma árvore que caiu, trancando a passagem na rua São Paulo, no Loteamento Buratti. Outro evento de relevância foi o grande deslizamento de terra na rua Avelino Signor, no Salgado. Uma empresa situada nas proximidades foi alagada. Conforme a Defesa Civil, a liberação da via deve ocorrer ainda nesta quarta-feira, 26. A queda de um muro também foi registrada no bairro Eucaliptos. No evento, uma pessoa sofreu escoriações no pé e foi encaminhada à UPA. Conforme a Secretaria de Obras, a previsão para liberação da rua Luiz Tomedi, onde está sendo realizado o conserto da tubulação, é quinta-feira, 27. De acordo com informações do Governo Municipal, ao todo foram registradas 40 ocorrências durante a noite.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 26 de outubro de 2016.