A cultura hip-hop vai estar presente em Bento Gonçalves entre os dias 27 e 29 deste mês. Isso por que nestes dias grafiteiros, b-boys e b-girls estarão se apresentado no Shopping L’América e na Rua Coberta no evento Confronto Final. Organizada pelo do grupo Fanatics B boys Crew, a maratona de atividades e batalhas terá a participação de mais de 64 inscritos.

Éder Barbosa é o organizador do evento que vai reunir DJ’s, grafiteiros e dançarinos do mundo todo. O primeiro dia ficará por conta de Wagner Wagz, de Florianópolis, Jackson Brum e Sow – Eder Sandro, de São Paulo que irão pintar desenhos livres no Estádio da Montanha (antigo Montanha dos Vinhedos) e no Edifício Bento Gonçalves (Centro). “Na sexta-feira não terá competição entre grafittis. Os convidados estarão na cidade para mostrar a arte da cultura hip-hop e de rua. Eles poderão pintar o que quiserem, o que a inspiração deixar e pela primeira vez, um prédio no Rio Grande do Sul foi permitido que seja colocado grafiti no muro”, salienta Barbosa.

No final do mês será a sexta vez que a cultura hip-hop estará espalhada pelos principais pontos da Capital do Vinho, entretanto este ano os convidados são o diferencial. “A banda de percussão Negos Quilocos, de São Paulo, tocará na Rua Coberta, durante as semifinais, dia 29 de janeiro e os DJs Hood, de Caxias, e Leocadio, de Blumenau, farão a trilha da função, que contará ainda com o apresentador o MC Uiu Sousa. É gratificante poder ter pessoas tão representativas da área na nossa cidade”, comenta o organizador do evento.

Para a competições de dança na modalidade 1vs.1 b-boy, 32 adultos se inscreveram via Facebook e e-mail. Na 1vs.1 b-girl, 16 competidoras farão parte das batalhas e para o estilo Top Rock, 16 homens e mulheres dançarão para concorrer a prêmios. “O primeiro lugar de cada categoria receberá dinheiro além de um troféu. Para os segundos e terceiros lugares iremos dar brindes dos patrocinadores do espetáculo”, diz Barbosa.

Os fundamentos da dança eram fundamentais para que mais de 64 pessoas estivessem aptas para participar do Confronto Final. “A internet hoje em dia é fundamental para fazer com quem um evento seja visto no mundo inteiro e foi via e-mail que recebíamos os vídeos das inscrições e, após isso, nos reuníamos para avaliar. Prezamos muito originalidade, criatividade, ritmo, acrobacias, feeling flow e musicalidade”, observa.

Mas não é só isso que faz a sexta edição ser um sucesso. O Cypher (“círculo” é o nome dado a um grupo de b-boys e b-girls, que se revezam dançando no meio dele), segundo Barbosa, traz pessoas de diferentes tipos e vontades para se apresentar sem juízes para julgar. “É uma batalha feita brincando. Inclusive crianças e jovens participam e querem aprender cada vez mais”, finaliza.

Programação:

27/01: Grafitti no Estádio da Montanha (antigo Montanha dos Vinhedos) e no Edifício Bento Gonçalves (Centro)
28/01: De manhã oficina na Casa das Artes; à tarde batalhas no Shopping L’América
29/01: Semi-finais e finais na Rua Coberta (Planalto)

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário, deste sábado, 21 de janeiro de 2017.