O Aprendiz Legal, uma parceria entre o Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) e a Fundação Roberto Marinho, promove o seminário Apagão da Mão de Obra no Brasil: a Contribuição da Aprendizagem para a retenção dos talentos nas empresas, dirigido a empresários e executivos. Com palestra do jornalista Sidney Rezende, o evento é gratuito e acontecerá no dia 31 de julho (quinta-feira), às 19h45, no Hotel Dall’Onder Vittoria, em Bento Gonçalves. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou telefone (51) 3363-1000 até 30 de julho.

O seminário tem o objetivo de apresentar aos empresários da região a importância da qualificação profissional por meio de programas de aprendizagem para integração dos jovens ao mundo do trabalho. O Aprendiz Legal auxilia empresas a cumprirem a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), que estabelece que todas as empresas de médio e grande porte contratem jovens entre 14 e 24 anos. De acordo com a legislação, a cota de aprendizes está fixada entre 5% e 15% por estabelecimento. O Rio Grande do Sul tem um percentual de contratação de aprendizes de 43% da cota de vagas em potencial, sendo o segundo estado no ranking nacional.

Contando com incentivos fiscais, os programas de aprendizagem são compostos de duas partes: formação prática nas empresas e formação teórica na respectiva área de atuação. Essa última é ministrada por entidades qualificadoras reconhecidas, responsáveis pela certificação, como é o caso do CIEE-RS.
Atualmente, o estado do Rio Grande do Sul é o 2° colocado no ranking de contratação de aprendizes do MTE, com cerca de 33 mil jovens em atividade. No Programa Aprendiz Legal, o CIEE-RS possui cerca de 4 mil e 700 aprendizes contratados e parceria com aproximadamente 1300 empresas e órgãos públicos.

Sobre o CIEE-RS
Fundado em abril de 1969, por educadores, profissionais liberais, entidades de classe e especialistas em Treinamento e Desenvolvimento, o CIEE-RS é uma Instituição Filantrópica, não governamental, de direito privado e autossustentável, que presta serviços a empresas, escolas, estudantes e toda a comunidade. Conveniado com mais de 1.600 instituições de ensino e mais de 100.000 empresas durante sua trajetória, o CIEE conta com 111 Unidades de Atendimento atendendo os 496 municípios do estado do Rio Grande do Sul.

Sobre o palestrante
Sidney Rezende é apresentador de telejornais da TV Globo e dos programas Em Cima da Hora e Conta-Corrente, da GloboNews. Jornalista há 25 anos, já trabalhou nas rádios CBN, Jornal do Brasil, MEC, Panorama e Roquette Pinto e nas TVs Bandeirantes, Manchete e Educativa, onde foi debatedor do programa Sem Censura e como contratado da produtora Intervídeo foi o âncora do primeiro programa de ecologia da Tv brasileira: Baleia verde. Na imprensa, já trabalhou como editor de Política do jornal Tribuna da Imprensa e tem artigos publicados nos principais jornais do país. Atualmente é professor da PUC-RJ e Universidade Cândido Mendes. Mas já ministrou aulas como professor titular no CEUB, em Brasília.

Apagão da Mão de Obra no Brasil: a Contribuição da Aprendizagem para a retenção dos talentos nas empresas
Data: 31 de julho de 2014, quinta-feira.
Horário: 19h45
Local: Hotel Dall’Onder Vittoria
Endereço: Rua 13 de maio, 800 – Bento Gonçalves/RS
Inscrições obrigatórias: pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3363-1000.