Na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, acontece a 115ª Romaria Votiva ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. A peregrinação religiosa teve início em 1899, quando uma grande seca assolava a região. Naquele dia, agricultores se uniram em Romaria até Caravaggio para pedir a chuva e a graça foi alcançada. Vieram pisando em pó, voltaram pisando barro. A partir desta data, tornou-se tradição os agricultores reservarem o dia 2 de fevereiro para estarem no Santuário de Caravaggio e renderem graças à Maria pela bênção sobre as lavouras.

O tema da romaria deste ano é: “Preservar a generosidade e a beleza da terra para as atuais e futuras gerações”. A comissão organizadora prepara uma programação especial. São celebradas missas durante o dia às 8h, 10h (missa festiva seguida de procissão), 15h e 17h. O altar do Santuário é ornamentado com frutas e produtos da agricultura. Como uma prova da devoção do agricultor, ele colhe os produtos de suas lavouras e leva até Caravaggio para oferecê-los a Nossa Senhora.

Logo após a Missa Festiva, ocorre a procissão com as máquinas agrícolas pela avenida Dom José Barea. No retorno, os agricultores e as máquinas são abençoados na esplanada no Santuário de Caravaggio. No ano passado, cerca de 350 tratores e carretões participaram da procissão, somando cerca de 10 mil pessoas durante a Romaria.