Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C serão ofertados pela Unidade Móvel de Saúde (Ônibus Amarelo) na quinta-feira, 3 de dezembro, Via Del Vino. Materiais informativos e preservativos também serão distribuídos. Conforme o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, dados sobre a doença em Bento Gonçalves mostram o crescimento da epidemia entre as mulheres. Elas representavam 39,3% dos doentes na década de 2009 a 2010. O número passou para 49,7% entre 2010 e 2014.

Embora a maioria dos casos ainda ocorra entre os homens, percebe-se uma progressiva feminização da doença. A forma mais comum de contágio para ambos, são as relações sexuais com parceiro infectado sem uso de preservativo. Do total de doentes notificados até 2014, 79,3% das mulheres e 58,6% dos homens infectaram-se através de relações sexuais desprotegidas.

O coordenador do Serviço de Epidemiologia, José Rosa, alerta para dois aspectos que influenciam no percentual para as mulheres. “‘A cultura do não uso do preservativo’ tem grande influência nisso. Muitos homens se negam a usar, alegando desconforto. Por outro lado, as mulheres têm muita dificuldade em solicitar aos seus parceiros que usem a camisinha nas relações sexuais. Um relacionamento monogâmico ajuda a diminuir as chances de contaminação. Mas sabemos que isso nem sempre é o que acontece”, pontua. O segundo aspecto é o consumo de drogas. “A dependência química facilita a infecção. O que mudou com o passar dos anos é que, antes, a cocaína injetável contribuía para a difusão do vírus, por causa do compartilhamento de seringas. Nos últimos anos, o crack é o maior vilão. Não pela forma de uso, já que esse não é injetável, mas porque os efeitos da droga fazem com que os usuários adotem comportamentos sexuais de risco, como não usar preservativo nas relações sexuais, ou, ainda, levando os dependentes a se prostituírem para o sustento do vício. Além disso, existem homens que preferem e pagam mais para fazer sexo sem camisinha”, complementa.

Informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura.