O acadêmico do curso de Engenharia Elétrica do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (UCS-Carvi), Fernando Cosseau, de Garibaldi, desenvolveu em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um kart puramente elétrico, alimentado somente com duas baterias de chumbo-ácido, as mesmas que são comuns em automóveis à combustão. O trabalho foi orientado pelo professor Alexandre Mesquita, do Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Tecnologia da unidade universitária da UCS, em Bento Gonçalves.

Segundo o professor, “nos últimos anos o mundo vem olhando com mais atenção para os veículos que utilizam somente a energia elétrica para se movimentar. O motivo é que quando comparados com os veículos à combustão do ponto de vista energético e ambiental, os veículos puramente elétricos apresentam nítidas vantagens, como não lançar gases para atmosfera, emitir menos ruídos, maior eficiência, e também permitem o recurso de recuperar parte da energia do próprio movimento quando freados. Mas é uma área que ainda exige muita pesquisa e disseminação de conhecimento para que se torne uma realidade cotidiana: redução do tamanho das baterias, adequação a novas fontes de energia como o hidrogênio, autonomia, logística para abastecimento, impacto que uma frota de veículos elétricos sobre o fornecimento de energia, entre outros são desafios a superar”.

Foi pensando em contribuir com essa problemática que Fernando Cosseau resolveu trabalhar em seu TCC um kart puramente elétrico. Mesmo não sendo um projeto inovador ele é importante, pois para que o conjunto funcionasse, o acadêmico Fernando necessitou solucionar uma série de desafios complicados que envolvem a integração das partes mecânicas, elétricas e eletrônicas, como por exemplo, evitar que o circuito de alimentação do motor queimasse com a grande corrente elétrica necessária para a partida do veículo. “Desafios que são comuns a qualquer projeto de veículo elétrico, seja no país, seja no exterior”, explica o professor. A conquista do acadêmico, além de trazer valioso conhecimento para si e para o curso de Engenharia Elétrica também ajudou a chamar a atenção de colegas e interessados sobre o tema, “mostrando que tal tecnologia é possível de ser desenvolvida aqui em nossa região, e que com a formação de mão de obra adequada podemos vir a contribuir, a nível mundial, de forma significativa para essa promissora área dos veículos puramente elétricos”.

Para o aluno Fernando Cosseau, o desenvolvimento do projeto proporcionou conhecimentos técnicos fundamentais para uma compreensão dos veículos de tração elétrica. “O desafio de fazer esse kart se locomover com uma velocidade considerável, apesar das dificuldades e limitações encontradas ao longo das etapas – dificuldades essas que relacionavam-se diretamente entre sistema elétrico versus sistema mecânico – foi muito gratificante: permitiu ampliar o conhecimento nessa área em estudo, proporcionando um melhor entendimento nesse segmento da engenharia”, afirma.

O projeto do primeiro kart elétrico deverá ser ampliado e aprimorado. Pelo menos esse é o desejo do acadêmico, que para executar o trabalho utilizou materiais disponíveis no curso de Engenharia Elétrica da unidade universitária.