Para amenizar a expectativa pela Feira do Livro, que será realizada de 14 a 25 de setembro, o maior evento literário da cidade ganha uma festa de lançamento na segunda-feira, dia 29, no café Ricordare, às 19h. Será o momento de a comunidade conhecer a programação do evento, que terá como palco a Via Del Vino e, como tema, música e literatura.
Assim, com o foco no casamento entre letra e som, uma agenda com pelo menos dois shows diários fará jus ao slogan escolhido para a 31ª edição: “Do Verso ao Refrão, Da Palavra à Música”. É com esse espírito, também, que Thedy Corrêa, líder do Nenhum de Nós e um dos nomes mais festejados do pop rock gaúcho, surge como o escritor homenageado, com duas palestras agendadas para a Feira do Livro.

Visando a valorização dos artistas locais, a escritora Denise Da Ré foi a escolhida para ser a patrona desta edição. Premiada em concursos literários nas modalidades de contos, crônicas, poesia gauchesca e haicai, além de participação em antologias e de uma coluna em jornal local, Denise é autora de oito livros de gêneros que vão de poesia a crônicas/contos.

Uma das novidades deste ano será um espaço temático no qual os frequentadores da Feira serão convidados a deixarem pequenas impressões e recados/mensagens num mural, a fim de criar um mosaico dos pensamentos de quem circula pela Feira. Outra atração que chega pela primeira vez à Feira do Livro é o projeto Parque Literário, que ocorrerá durante os dois domingos do evento. Num amplo espaço que contempla as ruas Marechal Deodoro e Cândido Costa, que estarão fechadas, serão oferecidos à comunidade food trucks, brinquedos infláveis, shows e atividades literárias.

A Feira do Livro é uma realização da Prefeitura de Bento Gonçalves, da Fundação Casa das Artes, da Biblioteca Pública Castro Alves e do Sesc, e conta com Lei Federal de Incentivo à Cultura, tendo como patrocinadores Corsan, Caixa, Tecnovin/Newsul, Vinícola Salton, Super Apolo, Giordani Turismo, Sicredi, Concresul, Transportadora Dumar e Transportes Anderle, além de apoio do Ricordare Spazio Della Felicitá.