Em nosso estado, sempre quando chega o mês de setembro, temos datas comemorativas do início da Revolução Farroupilha, 20 de setembro e por consequente, a semana Farroupilha.
Todos os anos são escolhidos temas sobre os festejos, que buscam sempre recordar e enaltecer a figura não somente do gaúcho, mas também de todas as etnias e nações que ajudaram a compor nosso Estado (italianos, alemães, negros, índios, poloneses e demais). Isto sempre com o objetivo de unificar as culturas e buscar os traços para a identidade do povo Rio-grandense.
Neste ano de 2016, a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, decidiu indicar, no 64º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizados nos dias 8 à 10 de janeiro na cidade de Bento Gonçalves-RS, devido a comemoração dos 180 anos da Proclamação da República Rio-grandense , o tema “República das Carretas”, que traz a reflexão em torno dos seguintes tópicos:
– República, uma ideia: República (coisa de todos).
– Revolução Francesa e maçonaria: Veículo de divulgação .
– A proclamação da República – Antonio de Souza Neto nos Campos do Seival.
– Instalação da República Rio-grandense- Eleição do 1º Governo Piratini.
– Os italianos na Revolução- Republicanos e Carbonários.
– A imprensa – Todos os jornais da República Rio-grandense.
– A organização do governo- As carretas como meio de transporte dos Documentos.
– A bandeira farroupilha, o Hino Farroupilha e o Brasão símbolos da República Rio-grandense.
– O fim da República- Ponche Verde. Um acordo para fim das hostilidades.
– Ressurge a República com a Proclamação no Brasil em 1889 – Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant. No RS Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros.
É sempre importante para nós gaúchos, refletirmos e olharmos para o nosso passado com uma certa visão crítica para buscarmos em meio da Bravura daqueles farrapos, para revertermos os descasos que vivemos hoje na política e em nossa sociedade.
Que não somente em setembro possamos sentir orgulho de sermos daqui, mas que em cada dia de vida neste pampa, nos permita viver neste chão abençoado por Deus e que digamos aos quatro ventos: VIVA A REPÚBLICA RIO-GRANDENSE, VIVA O 20 DE SETEMBRO!