Nesta quarta-feira, 7 de setembro, foi realizado o Desfile Cívico Militar da Semana da Pátria em diversas cidades brasileiras. Em Bento Gonçalves não foi diferente, e 24 escolas, forças de segurança, grupos de escoteiros e exército reuniram cerca de 15 mil pessoas no Centro da cidade. A Via Del Vino foi o palco da atração, que desfilou pela rua Marechal Deodoro, durante a manhã de festejos.

O desfile foi aberto pela Banda Marcial Municipal, que desde a pandemia de covid-19 ainda não havia se apresentado em público. As apresentações seguiram com as soberanas da Fenavinho, Departamento Municipal de Trânsito, Guarda Civil Municipal, 3º BPAT, Policia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros e os grupos de escoteiros: Desbravadores, Ciretama, Videira. A passagem das escolas foi aberta pela Escola Verde e Canela, EMI Luz do Amanhã, Impulso Bento, Colégio Cenecista, EMEM Alfredo Aveline, EMEF Aurélio Frare, Colégio Medianeira, EMEF Ernesto Dorneles, Colégio Sagrado, Colégio Mestre Santa Bárbara, EMTI Nilza Côvolo Kratz e UNIFTEC. Encerraram o desfile o 6º BCOM e 8ª CIACOM. 

Neste ano, para o tema nacional e estadual foi escolhido o Bicentenário da Independência do Brasil. E como tema Municipal “Paz: caminho para um mundo melhor!”. A extinção do Fogo Simbólico foi realizada pelo prefeito, Diogo Segabinazzi Siqueira, que destacou a comemoração à pátria. “Nossa bandeira é um símbolo dos antepassados que lutaram pela nossa independência, que lutaram pela nossa República brasileira. Nós temos uma história muito bonita e forte e não conheço uma cidade tão boa quanto Bento Gonçalves para viver. Parabenizo pais, professores, alunos e direções por essa belíssima apresentação”, disse.