As coisas não são fáceis para o jovem que ainda quer estudar neste país. O adolescente Mateus Marchiori buscava um futuro promissor para deixar a vida de dificuldades da família, moradora do bairro Vila Nova. Apesar de tudo, o rapaz, de apenas 17 anos, participava do Projeto Menor Aprendiz idealizado pela Ascon e pelo Sesi.

Era considerado um bom aluno e um menino simples, que não causava problemas, nem em casa, nem na escola. Pois ele foi vítima da delinquência que vive nas ruas de Bento Gonçalves, principalmente durante a noite.

Os autores do crime foram adolescentes que, em vez de estarem estudando, estavam perambulando pela escuridão para assaltar pessoas e estabelecimentos comerciais. Antes do assassinato de Marchiori, morto com golpes de faca, tivemos dois menores assaltando um pequeno mercado no bairro Fenavinho. Por pouco, o filho da proprietária do estabelecimento não foi esfaqueado também.

Para o delegado Álvaro Becker, o tráfico de drogas é o principal responsável por crimes banais como este que tirou a vida do jovem que era aluno do Colégio Landell de Moura. A educação está perdendo esta queda de braço contra as drogas e a violência. Os estudantes que vão a noite para a escola e realmente querem estudar são poucos, cada vez mais raros.

Mesmo com o esforço de pais e professores, está muito complicado manter o interesse destes adolescentes pela boa formação e a aquisição de conhecimento para serem alguém no futuro. Apesar de tudo, não podemos esmorecer e precisamos continuar lutando para reverter esta situação que, a cada morte registrada, parece que não será mais revertida.