Finalmente, após muita discussão, vai para votação na Câmara de Vereadores o projeto de lei que proíbe a circulação de veículos pesados na área central de Bento Gonçalves. A nova legislação é um grande passo para desafogar o trânsito nas principais vias do Centro. É um ato corajoso do poder público e que deve mudar, significativamente, o tráfego de veículos em nossa cidade.

Tirar os caminhões do Centro é uma necessidade vital para a mobilidade urbana do município, mesmo havendo um comprometimento no serviço de carga e descarga. Já está mais do que na hora de as autoridades começarem a discutir a elaboração de horários alternativos para veículos de grande porte, a fim de evitar a divisão de espaço com automóveis em momentos críticos do trânsito. Nos horários de pico, principalmente, está quase impossível circular nas ruas de Bento. Em alguns trechos, leva-se mais de 15 minutos para andar poucas quadras. Além disso, as vias da área central estão saturadas devido à circulação excessiva de caminhões com pesos, em sua maioria, acima do que o asfalto pode suportar.

Medidas como estas são muito bem-vindas e são algumas das alternativas existentes para melhorar o trânsito nas ruas de Bento Gonçalves. É utopia pensarmos que grandes obras serão realizadas para melhorar o nosso trânsito. A educação e a criação de uma legislação mais exigente são a solução encontrada para amenizarmos a situação.

Bento Gonçalves precisa que o poder público atenda as necessidades de sua população como um todo, deixando de agradar somente as minorias. Os privilégios precisam ficar de lado para conseguirmos avançar e resolver os problemas estruturais de nosso município.