A praça Centenário, em tese, deveria ser um dos locais mais frequentados de Bento Gonçalves. Sua localização privilegiada, na área central do município, poderia estar recebendo as famílias nos finais de semana e, por que não, também os turistas. Mas, infelizmente, isso não acontece.

Nos últimos anos, o Poder Público fez um louvável trabalho de revitalização das praças da cidade, fazendo com que as famílias redescobrissem as áreas de lazer dos bairros. No entanto, ninguém explica os motivos que fizeram a praça Centenário ser esquecida e ficar a mercê de viciados e indivíduos que ameaçam a segurança de quem insiste ou precisa passar por lá.

Mesmo com um pórtico da Brigada Militar junto à praça, o prédio não intimida a ação dos que querem usar drogas. Fumar maconha e crack por ali é algo que faz parte da rotina. Como há apenas um policial no pórtico, não é possível que seja feita uma ronda pelo parque público, a fim de intimidar os usuários. Da mesma forma, a Prefeitura não providencia a colocação de um guarda no local.

Com isso, o cidadão se torna refém da criminalidade e desiste de frequentar a praça. A sensação de insegurança não permite que os moradores vizinhos à Centenário levem seus filhos até lá para brincar. Preferem ir de carro até a praça da igreja São Bento que, mesmo sem banheiros, tornou-se a melhor alternativa para estas famílias.

A Prefeitura afirma que já encaminhou projeto ao Governo Federal para revitalizar a Centenário, num investimento de R$ 400 mil. Esperamos ansiosos que este projeto seja aprovado e a recuperação de um dos principais espaços públicos da cidade seja entregue novamente para a comunidade. Temos um exemplo positivo com o que foi feito com a praça Vico Barbieri, que ficou um bom tempo sendo ponto de usuário de drogas e hoje é um dos locais mais visitados pelas famílias bento-gonçalvenses. Possui brinquedos, vigilância e banheiros em condições de utilização.

Não podemos permitir o abandono da praça Centenário. Ela está no coração da cidade e precisa voltar a ser um de nossos cartões postais.