Os mais novos talvez nem saibam, mas não faz tanto tempo, talvez duas décadas, um pouco mais e o país viveu tempos difíceis. Semelhantes aos de agora, dirão alguns. Na verdade piores. A inflação era hiper, o desemprego gigante, o salário, mínimo. Voltando ainda mais um pouco no tempo, até que viesse a lenta e gradual abertura política, nem sequer greves ou protestos eram permitidos.

Mesmo concedendo que o país já tenha vivido tempos árduos, isto não serve para minorar o problema hoje enfrentado. Vive-se um clima de decepção generalizado. Há uma forte quebra de confiança por parte de um governo que fez promessas eleitorais inexequíveis. A realidade é que as tarifas públicas estão subindo, a inflação sentida é maior do que aquela oficialmente anunciada; benesses de outrora são retiradas sem a menor cerimônia. O escândalo da Petrobrás as milionárias propinas afrontam dos mais humildes aos mais letrados brasileiros.
Enfim, há clima para toda esta manifestação programada para domingo. Há temor de que ela possa descambar para alguma violência, o que seria lamentável. O certo é que a indignação com o estado das coisas no Brasil é latente, está no trabalhador, no empresário, na dona de casa e no estudante. Um ano e nove meses depois das manifestações de junho de 2013, o Brasil volta às ruas. Quer e precisa se reinventar.

Em meio a este ambiente inóspito, a Fimma Brasil inicia na segunda-feira, 16. Há um clima em que normalmente o capital se resguarda e os investimentos precisam ser bem pensados. Mas a verdade é que as feiras do setor moveleiro, realizadas em março já há muitos anos, sempre serviram como contraponto às mazelas da política econômica.

Descortina-se a partir de segunda-feira nos pavilhões da Fundaparque um arsenal de inovações tecnológicas e um caudal de oportunidades que precisa ser saudado. Em que outro lugar a ressaca dos protestos de domingo poderá ser curada de forma tão promissora? Não há saída fora do trabalho e Bento Gonçalves oferece esta oportunidade única graças à iniciativa e capacidade de seus empresários. Que bons negócios sejam realizados.