O município de Bento Gonçalves e sua gente, ainda de maioria católica, vivem um sábado de festa sem igual. Pela primeira vez se poderá assistir à ordenação de um bispo que, além de tudo, tem o carinho da comunidade, angariado em três anos de dedicação e vivência nesta comunidade e sendo natural de município vizinho.
Nas últimas décadas as pessoas até se acostumaram a ver a pomposidade de uma eleição e entronização de Papa, graças à televisão e ao caráter global do evento. Guardadas as proporções é o que teremos hoje na cidade, com trânsito mudado e visita de várias autoridades eclesiásticas.

Para que se tenha uma noção de tamanho, existem no Brasil 260 dioceses, seis cardeais, 30 arcebispos e Adelar Baruffi será um dos 450 bispos pertencentes à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.

Abstraindo-se o fato da cerimônia ser da Igreja Católica, o momento serve para que se reflita sobre a importância da religião e da fé na vida dos homens e da sociedade. É na devoção a um ser superior que muitos homens encontram a paz e o equilíbrio. Têm sido as doutrinas cristãs que em diferentes comunidades pobres apaziguam os ânimos; que nos presídios redimem criminosos; em ambientes promíscuos e de vícios, acabam reabilitando pessoas e onde existe a doença levam o conforto e a esperança.

O momento é de regozijo, de celebração e de desafios ao novo e, cabe destacar, jovem Bispo de apenas 45 anos. Que leve à cidade de Cruz Alta e região um pouco do que aprendeu com a gente da Serra e que seja feliz neste desafio, do qual certamente se desincumbirá com êxito.

Outro motivo para celebração neste final de semana é o Dia da Mulher. O Semanário buscou exemplos de mulheres com atuações diferenciadas seja no trabalho, como profissionais, seja atuando voluntariamente. Elas amam intensamente e fazem a diferença na sociedade, seja como alicerce do lar ou na carreira profissional. Por elas guerras foram declaradas e armistícios assinados. Mas infelizmente muitas ainda sofrem agressões morais e físicas e não são reconhecidas financeiramente, mesmo que seu desempenho seja superior ao do colega ao lado.
Muito já se caminhou no sentido de diminuir barreiras e preconceitos. Outro tanto ainda precisa ser andado. O mundo moderno não pode admitir que a força bruta ainda se imponha e talvez só por isso esta comemoração do 8 de março já mostre seu valor. Parabéns a elas.