Os tempos modernos estão fazendo as famílias enfrentarem um verdadeiro dilema. De um lado, permitir a liberdade e o acesso dos filhos às novas tecnologias. Do outro, exercer um controle para evitar que eles cometam delitos, crimes e estejam expostos aos malefícios que este avanço os coloca. É uma verdadeira corda bamba, onde o equilíbrio para estar cada vez mais longe de ser alcançado.

Quem é mais antigo lembra muito bem como era rígido o controle dos pais sobre os filhos. Sair de casa após às 18h era algo impensável para quem tinha menos de 18 anos. Hoje, com apenas 12, eles estão liberados para fazer festinhas sem que nenhum adulto esteja por perto. Fácil, não é?

Hoje, um pai não pode sequer agarrar o filho por um braço para repreendê-lo. Tudo é considerado violência, agressão, maus-tratos e outros adjetivos que são dados a quem ousa colocar um limite sobre seu rebento. Esta “liberdade” exagerada faz com que os adolescentes descubram cada vez mais cedo os chamados prazeres da vida. Bebidas e sexo estão fazendo parte do cotidiano destas crianças com uma rapidez avassaladora.

A sensação de onipotência, antes vista nos adolescentes de 17 e 18 anos, hoje está presente na cabeça de meninos e meninas, principalmente os de classe média/alta, que, ao mesmo tempo que querem ser adultos, vivem na frente de um videogame com seus joguinhos. A gravidez de uma menina de 12 anos, onde ela nem imagina quem é o pai de seu filho, expõe o tamanho do problema. Além de descobrirem o sexo de maneira precoce, não há um cuidado com estas relações sexuais. Preservativo não é um acessório utilizado por este grupo de crianças que, pelo visto, se sente imune às doenças sexualmente transmissíveis.

O pior de tudo é que a maioria dos pais, além de não saber como agir, tenta “tapar o sol com a peneira”, querendo culpar terceiros por um problema que reside debaixo do seu teto. Admitir que houve falha na educação dos filhos é algo impensável. Assumir a responsabilidade por atos vergonhosos, muito menos.

Estamos vivendo momentos onde a nossa sociedade não sabe mais o que fazer. Os pais querem se mostrar modernos para a sociedade onde vivem e esquecem que, em alguns momentos, é preciso ter pulso firme para que as coisas não saiam do controle. Afinal, para esta garotada, ficar nu na internet e fazer orgias sexuais em apartamentos, é algo que virou moda. Mostra que eles são crianças descoladas, malandras.

Até quando vamos ficar assistindo tudo isso, comentando com amigos e, até mesmo, ficar repassando fotos e vídeos destes menores inconsequentes? Afinal, você tem certeza que seu filho não faz parte deste seleto grupo?