Nos dias de hoje, é comum vermos a população reclamando dos problemas com a educação e a falta de oportunidades para os deficientes. E, se olharmos a nossa volta, isto realmente é uma verdade. Porém, muitas pessoas da comunidade e instituições públicas e privadas deixam de lado o senso comum e a reclamação diária para fazer algo que mude esta condição.

São as chamadas ferramentas de cidadania. Pequenas ações ou mesmo grandes atos que podem fazer a diferença e mudar o destino de muitas pessoas, principalmente das crianças. Sabemos que em Bento Gonçalves há muitos abnegados fazendo trabalhos voluntários e ajudando cidadãos sem pedir nada em troca, mas vale destacar a parceria realizada pela prefeitura, Senac e Hospital Tacchini para mudar a realidade de portadores de deficiência.

A iniciativa do poder público e destas duas instituições de enorme tradição é louvável, inicialmente, por permitir que estas crianças e adolescentes acometidos por uma deficiência tenham a oportunidade de um aprendizado. Mais do que isso, de se sentirem úteis, de fazerem novos amigos, entre outros tantos benefícios que estas atividades fora da escola proporcionam.

Muitos deles, se não for a maioria, ficam em suas casas, ociosos, sem contato com o restante do mundo. Agora, grande parte está aprendendo uma atividade, um trabalho e poderá até fazer parte do quadro funcional do Hospital Tacchini. Algo impensado até por seus familiares. É a oportunidade de integração social, de convivência com o mundo real, da possibilidade de evolução, se não física, mas psicológica, com toda a certeza.

É preciso que nossos empresários comecem a olhar para os portadores de deficiência com outros olhos. Ser deficiente não significa ser um inútil. Muito pelo contrário, suas outras habilidades podem ser exploradas de forma positiva e se tornar uma ferramenta de avanço para a empresa. Participar deste projeto vai muito além de uma ação social. É, sim, o jeito correto de tratar nossos portadores de deficiência com a dignidade que eles realmente merecem.

Por estas e outras, novos parceiros são sempre bem-vindos para este tipo de projeto, que hoje conta somente com o Hospital Tacchini. O envolvimento da iniciativa privada se faz necessário para que esta ideia seja ampliada e mais pessoas, não somente os portadores de deficiência, sejam beneficiadas. A formação através de cursos profissionalizantes e orientações educacionais é uma alternativa fundamental para que tenhamos cidadão corretos e engajados com o desenvolvimento de nossa sociedade como um todo.

A educação faz com que nossas crianças não voltem os olhos para a drogas e para ações que levem ao desvio de caráter e conduta. E a ocupação, através da formação, evita que o interesse por coisas ruins também se acentue.