Há quem diga que são todas iguais, mudam apenas de endereço. Há quem diga que existam as perfeitas, as relapsas, as rígidas, as de fala mansa e até mesmo as “corujas”, que tem uma aptidão especial para manter-se acordada em finais de semana. Há quem diga que não exista uma igual a outra, entretanto, não há quem não diga que todos que todas se assemelham em um elemento, o amor incondicional por seus filhos.

Mãe e amor são duas palavras que poderiam ser uma só. Parece que no mesmo instante em que a criança é descoberta no ventre, um amor indescritível começa a ser gestado, crescendo a cada dia, até transbordar. Os pais podem até ficar enciumados, mas neste dia é impossível não lembrar destas pessoas cercadas de boas marcas. Foi ela que nos carregou no ventre, quem nos amamentou, quem tentou descobrir o significado de cada gemido quando ainda não podíamos se expressar de outra forma, ele que cantava para dormirmos, ela é a pessoa que não mede esforços, que coloca as necessidades e muitas vezes futilidades dos filhos a frente de suas vontades, é ela quem continua nos enxergando como uma criança que precisa de cuidados, mesmo após a chegada da idade adulta. Elas são especiais. Elas são fantásticas.

Parece que com o nascimento da criança, a natureza dá um pacote especial à mãe, contendo informações e procedimentos a serem utilizado na infância. Por que afinal, como elas sabiam que o temido chá de boldo faria a nossa dor de barriga parar? Ou quais ingredientes não podem ser misturados? Já ouviram o conselho sobre comer uva e melancia, não? Seres incríveis as mães.

E não se deixe enganar por aqueles sorrisos simpáticos e abraços calorosos, as mães tem superpoderes. Elas sabem! Sabem quando estamos com problemas apenas pelo semblante em nossos rostos, sabem quando estamos tentando omitir informações, sabem quando chegamos tarde e tentamos “entrar de fininho” em casa, e como um passe de mágica, mesmo quando nos esforçamos para não demonstrar, sabem quando estamos aborrecidos.

Neste dia especial, certamente algumas estão reflexivas sobre estarem sendo ou não mães perfeitas, se é que é possível, porque as condições financeiras não garantem a melhor educação, não dão direito a aulas de balé, ao futebol, a aulas de idiomas e a um futuro garantido logo cedo. A estas mães ressaltamos que o tempo se encarregará de mostrar seus esforços a seus filhos. Mas tenha certeza que suas dificuldades de outrora serão lembradas, servindo como impulsionador de virtudes e molde de caráter de seus descendentes. Como diz o ditado judaico, “Deus não pode estar em todos os lugares e por isso fez as mães”.

As nossas felicitações neste dia são para progenitoras, que como a minha, exercem sua função de amar e cuidar com excelência de seus frutos, deixando aflorar o que há de melhor dentro de nós. Feliz dia do amor incondicional. Feliz Dia das Mães!