Domingo, 5 de outubro de 2014, é dia de fazer história. Cada um de nós, eleitores, deve votar, seja por obrigação da Justiça Eleitoral, para auxiliar no destino do país ou pelo simples ato de cidadania. A eleição, em todos os cargos eletivos, deve ser decidida pelos indecisos, que, de certa forma, representam o sentimento das pessoas em relação à política brasileira. Infelizmente, nossos políticos estão desacreditados perante a opinião pública.

A falta de credibilidade está fazendo com que o eleitor espere até o último dia para decidir se o escolhido realmente merece receber a sua confiança nas urnas. Porém, o voto em branco ou nulo é um sinal de alienação política e não ajuda em nada a mudar o país. É preciso exercer a força e o peso do voto.

Nunca foi tão importante votar consciente. Mas, hoje em dia, o que isso significa? Sempre existe aquele alerta de que precisamos conhecer o candidato, analisando profundamente as intenções dele e o que ele pode trazer de melhor para o nosso país, estado ou município. Este deve ser o trajeto a ser seguido. O eleitor coerente deve ter acompanhado os inúmeros debates realizados e lido, nem que seja uma vez, as propostas apresentadas por quem quer ser eleito. É nossa obrigação votar com responsabilidade e depois acompanhar e cobrar as ações prometidas em campanha.

A população brasileira, felizmente, está abandonando o voto a cabresto, o ato de votar no candidato mais bonito. A indecisão apresentada nas pesquisas mostra que boa parte do eleitor quer propostas de governo coerentes com a realidade e possíveis de sair do papel.

Por isso, é preciso, desde já, analisar quais rumos as campanhas tomaram, seja para o cargo de presidente ou para governadores, senadores e deputados estaduais e federais. Escolher bem os nossos representantes é papel de cada cidadão e é esta a postura que devemos representar melhor, pois o que está em jogo é o interesse de todos, ou seja, um país mais rico, melhor estruturado, bem organizado, um melhor lugar para se viver.

Amanhã, vamos às urnas com a cabeça erguida, com a vontade de exercer o nosso papel de cidadão e com a certeza de que estamos buscando o melhor para o nosso Brasil. Portanto, saiba escolher seus candidatos!