Nosso Brasil brasileiro está carente de líderes. Venho dizendo isto há muito tempo e esta carência de lideranças políticas nacionais está fazendo com que nosso país seja um barco desgovernado, cada dia andando para um lado diferente.
Antes, com Dilma, não se tinha o mínimo de direção. Agora, com Temer, também não estamos tendo pulso forte para destravar os marasmos de tantos anos na burocracia estatal em que este país foi metido.

Temer assumiu mas não está coordenando as questões econômicas (já que esta coluna é sobre economia nacional) como deveria. Está administrando com uma agenda mínima (pelo menos se tem uma agenda agora ) que é o controle do gasto público através da PEC 241 aprovada há alguns dias (ainda bem) e um pacote de medidas muito tímido ainda às pretensões e anseios do povo brasileiro.

As medidas divulgadas semana passada estão corretas como a ampliação do crédito imobiliário, medidas referente aos cartões de crédito e de financiamentos maiores do BNDES para empresas, desde micro a grandes empresas, além de algumas ações de desburocratização. Certas mas muito pequenas ainda.

Penso que Temer está temendo a lava-jato. Todos os políticos, com a delação premiada da Odebrecht, estão tremendo de medo pois o que vem por aí pode ser um tsunami sem similar no Brasil e no mundo.

Será que vai sobrar pedra sobre pedra?

A corrupção é um grande mal deste país. Só o que se fala na Petrobrás é um número sem tamanho. O Mensalão é fichinha perto do Petrolão. Se tem na Petrobrás, será que não tem na Eletrobrás e em outras estatais federais, estaduais, e por aí afora? Todo o país tem recursos para melhorar a saúde, educação, segurança e tudo o mais. O problema é que ele é mal empregado e esvaziado nos ralos da corrupção. Quem deve tem que pagar.

Temer está de mãos atadas. Ou não sabe o que fazer. Das duas, uma. Ou as duas. Só o tempo dirá. Sua equipe econômica ainda não disse para o que veio. Meirelles, o ministro da fazenda, aparece de vez em quando mas está escondido no tiroteio político.

Controlar o gasto público está correto. Fazer a reforma da previdência da maneira que está sendo planejada NÃO está certo. Estas poucas medidas econômicas da semana passada estão aquém do necessário. Reduzir a taxa de juros SELIC está correto mas deve ser mais rápida. Não combater a taxa de juros bancária, dos cartões de crédito não está correto.

COPOM (Comitê de Política Monetária)!!! Reduza a taxa de juros mais rapidamente e em maior nível. A inflação já está menor.

Portanto, espero que TEMER, se ele não estiver envolvido na Lava-jato também, assuma de vez a Presidência deste país. Infelizmente o Brasil depende muito dos políticos e eles precisam fazer as coisas certas. Do contrário, todos nós sofremos. E isto é o que vem acontecendo nos últimos tempos, desde 1500.

Para nós, simples mortais, resta olhar para frente e trabalhar mais e mais. Construir um melhor país está na mão de cada um de nós brasileiros. Não precisamos de governos que nos ajudem, somente que não atrapalhem. Porém, é isto que está acontecendo desde há muito.

Construir um país que não dependa tanto da classe política é o caminho para que o Brasil seja o país do presente e não somente do futuro que nunca chega.

Pense nisso, Feliz Natal e sucesso em 2017.