O itinerário religioso de nossas comunidades conheceram o suor, a coragem, o dinamismo, a fé e a esperança.
Nesta história há muito trabalho, cansaço, luta, fé esforço e colaboração. Assim como, a casa representou a formação individual do imigrante como propriedade, a religião manifestou sua afirmação coletiva ao grupo social.

O capitéis, são pequenos oratórios construídos ao longo dos caminhos nos lotes rurais.

O assentamento dos imigrantes diretamente em seus respectivos lotes rurais, margeando estradas chamadas linhas e travessões, fez com que estas linhas e travessões, fossem o pólo imediato de convergência e de coordenação da vida dos imigrantes italianos ao chegarem em sua nova terra, imediantamente providenciaram um lugar para rezar. No início, sob a sombra de uma árvore, depois construíram os capitéis (ermidas) e, com o passar do tempo, as capelas. Os capitéis, praticamente, era o prolongamento da família, e a melhor maneira (ou forma) que eles encontraram para se organizarem na saúde, na esperança, na dor e no sofrimento da doença.
Enfim, era o momento contemplativo para pedir e agradecer a Deus.

O costume de construir pequenas ermidas ou capelas junto aos caminhos, principalmente nas encruzilhadas, era trazida da Itália, em suas bagagens estava um santo de sua devoção conforme a região de sua origem, e em muitos lugares permanece até nossos dias, ermidas ( ou capitéis), são muitas vezes belos e originais, porém outras vezes de forma grotesca, principalmente as construídas há muito tempo.

De madeira, ou pedra todas as construções representam de uma forma simples a arquitetura religiosa trazida do velho continente. Na construção todos colaboravam espontâneamente.

A originalidade das capelas, nas colônias italianas no RS, não era propriedade de uma família, como era da cultura nos domínios portugueses. Portanto, era de todos os habitantes do lugar, mesmo que construído com recursos de uma família, o oratório que ficava a beira de uma trilha ou estrada, pertencia a todos.

O imigrante carregava consigo uma grande convicção religiosa forte, que o alimentou e o defendeu contra todos os obstáculos. Pode-se questionar: QUAL O PRINCIPAL MOTIVO QUE CONDUZIU ESSES ITALIANOS A ESSA CONVICÇÃO RELIGIOSA, PRODUTORA DE SUA INTEGRAÇÃO SOCIAL??