O engenheiro agrônomo Loreno Augusto Gracia sugeriu, como atrativo dos festejos, a realização de um Festival do Vinho, isto no ano de 1965.

A ideia mereceu a melhor acolhida dos participantes das diversas reuniões que naquela época, se realizavam. Porém, a medida em que estas se sucediam, os planos iam ampliando a dimensão do empreendimento que iniciou destinado a ser uma promoção local, e foi logo transferido para o âmbito estadual e por fim, nacional.

Diante do vulto do empreendimento, as associações participantes julgaram-se incapazes para a realização de um evento de tamanho viés, e resolveram levar a ideia ao prefeito municipal, através do engenheiro Loreno Gracia e do Irmão Avelino Madalozzo, diretor da escola. Desde já, e tendo presente que nesse mesmo ano, o município de Bento Gonçalves completava o jubileu de diamante de sua emancipação, o executivo municipal acolheu com simpatia a sugestão, tendo convocado para debater a questão diversos líderes locais e presidentes de entidades, os quais hipotecaram-lhe seu apoio.
Depois de demarcada a dimensão exata do que era pretendido, julgou-se necessário nomear uma comissão que teria como incumbência, o seu planejamento e efetiva realização, escolha esta recaída sobre a comissão: Presidente – Eng. Agr. Loreno Augusto Gracia; Vice-presidente – Ind. Ênio Fasolo; Secretário – Ind. Moyses Luiz Michelon; 2º Secretário – Pedro Koff; Tesoureiro – Gentil Teophilo Pompermayer; 2º Tesoureiro – Armando Wilmar Neis.

A comissão assim constituída desde logo pôs-se trabalhar, elaborando os estatutos sociais da entidade, realizando o planejamento geral, e foi quando em Agosto de 1965, o presidente viaja repentinamente aos Estados Unidos para, a convite especial do governo americano, completar curso de especialização em agricultura. Nessa mesma época, o Rio Grande do Sul e vários estados brasileiros eram assolados por enchentes catastróficas, o que levou a diretoria executiva e a própria comissão de membros natos, julgar inconveniente e inoportuna a realização da Festa do Vinho, considerando que dificilmente, poder-se-ia contar com verbas estaduais e federais. Foi adiada para o ano de 1967.

Vale relatar, que durante o afastamento de Eng. Agr. Loreno, é realizada a festa de Bodas de Diamante do Município, oportunidade em que é oficialmente iniciada a promoção da Fenavinho, tendo como parte dos festejos, foi lançada a pedra fundamental dos pavilhões, no local onde se encontra localizado o Estádio Municipal, na Av. Presidente Costa e Silva.

Mal termina os festejos, o prefeito municipal, Milton Rosa, é acometido de pertinaz moléstia e vê-se obrigado a afastar-se do poder executivo municipal, isto em 6 de Novembro de 1965, assumindo seu vice-prefeito o Dr. Ervalino Plácido Bozzetto, que após entendimentos com a diretoria executiva, resolveu adquirir, uma área de terra de aproximadamente 220.000 m² dos irmãos Grando, visto que os estudos então realizados não aconselhavam a construção do parque de Fenavinho, no local do lançamento da pedra fundamental, por ser uma área bastante diminuta, o que dificultaria sua expansão no futuro.

No período de 6 de Novembro de 1965 a 5 de Setembro de 1966, assumiu o poder executivo o vice-prefeito Dr. Ervalino Plácido Bozzetto, que ao adquirir a área da terra, assinou o ato administrativo dos mais importantes, isto é, com o aval do financiamento.